5º Concurso Café Dourado de Manhumirim e 8º Concurso de Qualidade de Café de Manhuaçu acontecerão no mês de setembro
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG) promove, neste mês de setembro, dois concursos de café nas cidades de Manhuaçu e Manhumirim, dando oportunidades aos produtores de café de tornarem seus produtos mais conhecidos, além de concorrer a prêmios.
No 8º Concurso de Qualidade de Café de Manhuaçu, os produtores de café devem levar as amostras até o dia 10 de setembro, no escritório da Emater-MG, em Manhuaçu, localizado na rua Lafaiete Vasconcelos Sabido, 31, centro.
O lote deve ter, no mínimo, cinco sacas de café arábica colhidos nesta safra. A amostra deve ter, no mínimo, 2 quilos e umidade entre 10 e 12%. A pontuação mínima exigida é de 80 pontos, vazamento máximo de 5% nas peneiras 16 acima e tipo 2 (máximo de 4 defeitos).
“Nós sabemos que temos bons cafés sendo produzidos aqui em Manhuaçu, que é um polo produtor de café. Esse concurso é uma forma de reconhecer o trabalho e esforço que vocês produtores têm, desde os cuidados com a lavoura, evitando e combatendo doenças até a colheita,que tem toda uma preparação especial”, destaca o Secretário Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente, Sandro Tavares.
O objetivo do concurso é de incentivar a melhoria da qualidade dos cafés produzidos em Manhuaçu, agregando valor ao produto e atendendo à crescente demanda por produtos diferenciados. Serão escolhidos os melhores cafés produzidos em Manhuaçu e o vencedor representará a cidade nas etapas regional e estadual do concurso.
Já no 5º Concurso Café Dourado de Manhumirim, os produtores têm até o dia 9 de setembro para levar 2 quilos de amostra no escritório da Emater-MG, em Manhumirim, localizado na Avenida Lauro Célio da Silva, 703, Centro.
De acordo com as regras do concurso, deve-se considerar nas amostras 2 quilos de café Arábica 2021 Natural e CD, Tipo 2 (máximo 4 defeitos), vazamento máximo de 5% nas peneiras 16 acima e lote mínimo de 5 sacas.