[the_ad id="288653"]

Em Valadares, 14 dos 21 vereadores trocaram de partido ao longo do mandato

Em Valadares, 14 dos 21 vereadores trocaram de partido ao longo do mandato
FOTO: Igor França/ DRD

GOVERNADOR VALADARES – Após o encerramento da janela de transferência e de novas filiações no último sábado (6), a configuração da Câmara Municipal, em relação às bancadas partidárias, teve alterações no Legislativo de Governador Valadares. Dos 21 vereadores, 14 trocaram de partido ao longo do mandato. Destes parlamentares, 92% realizaram a transferência entre março e abril de 2024 – período da janela partidária.  

Se antes havia uma fragmentação maior de partidos ocupando uma cadeira na Câmara, agora os vereadores se juntaram em blocos mais homogêneos, quando se observa apenas a filiação partidária. Isso não se aplica às articulações com o Executivo, que segue mantendo a maioria dos vereadores no bloco governista.

Bancadas partidárias

O PP (de Jamir Calili) é o partido com o maior número de cadeiras na Câmara, com quatro vereadores. O NOVO (com liderança no plenário do vereador Alê Ferraz), o UNIÃO BRASIL (do prefeito André Merlo) agora somam 3 vereadores. O REPUBLICANOS, PT e o PSDB seguem com a representação de dois vereadores. Paulinho Costa e Kátia do Betinho Detetive foram para o partido tucano. Ambos eram do PDT, que neste momento não tem nenhum vereador eleito na Câmara. Assim como o PSC, PV, AVANTE e PTC. Vale destacar que nesta troca de partidos não tivemos filiação de nenhum vereador em exercício ao PL.  

Contudo os únicos vereadores que durante o mandato não trocaram de partido foram o presidente da Câmara, Regino Cruz (PODEMOS), João Bosco (UNIÃO BRASIL), Gilsa Santos (PT), Maurício Dutra (MDB) e Cézar Ribeiro (PT). Os dois vereadores que já haviam anunciado a troca de partidos antes da janela partidária foram: Alê Ferraz – que saiu do antigo DEM para o NOVO – e Jamir Calili – que saiu do PODEMOS para o PP. 

Dandan Cesário, que assumiu o cargo de vereador como suplente após a eleição de Enes Cândido a deputado estadual, pelo DEM, segue filiado ao UNIÃO BRASIL. Aliás o partido é a fusão do DEM com PSL. Essa fusão aconteceu em 2022. Juarez do Mototáxi também chegou ao cargo de vereador como suplente no lugar de Rildo do Hospital, que morreu em 2021 vítima da covid-19. Agora Juarez está no NOVO. 

Juca Amorim, que após recorrer à Justiça Eleitoral assumiu o mandato de vereador em 2023, estava filiado ao PSC e agora faz parte do NOVO. 

Veja a lista completa:  
VereadorPartido OriginalPartido Atual
Alê FerrazDEMNOVO
Betão do PortoREDEUNIÃO BRASIL
Cabo AmorimPSDBUNIÃO BRASIL
Cézar RibeiroPTPT
Dandan CesárioUNIÃO BRASILUNIÃO BRASIL
Enfermeiro Emanuel MirandaPSDBPP
Fernando da LuzPTCPP
Gilsa SantosPTPT
Jamir CaliliPODEMOSPP
Jepherson MadureiraPSCREPUBLICANOS
João BoscoREPUBLICANOSREPUBLICANOS
Juarez GomesPSLPMB
Juarez do Moto TáxiAvanteNOVO
Juca AmorimPSCNOVO
Katia do BetinhoPDTPSDB
Maurício DutraMDBMDB
Pastor Elias de JesusPSDPSD
Paulinho CostaPDTPSDB
Regino CruzPODEMOSPODEMOS
Roncali da FarmáciaPVPRD
Weter CarecaPTCPP

Prefeito e vice também trocaram de partido

No Executivo também teve troca de partidos. Em outubro de 2020, o prefeito André Merlo comunicou a desfiliação do PSDB. O motivo da ruptura com o PSDB foi o desalinhamento com posicionamento do partido nas eleições presidenciais. O prefeito de Valadares declarou apoio ao candidato Jair Bolsonaro (PL). Mas, segundo André Merlo, o PSDB estaria ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No entanto depois de mais de dois anos sem partido, André anunciou a filiação ao UNIÃO BRASIL em novembro de 2023. Atualmente André ocupa a presidência do diretório municipal do partido.

Nesta quarta-feira (10), o vice-prefeito de Governador Valadares, David Barroso, também anunciou a troca de partido. Assim, David deixou o UNIÃO BRASIL (na época que foi eleito ainda era o DEM) e foi para o PP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM