[the_ad id="288653"]

Em três meses, Abel supera Flamengo de Jesus e mira fim de jejum do Internacional

Jorge Jesus e Abel Braga tiveram destinos entrelaçados em 2019. O treinador português foi quem substituiu o atual líder do Campeonato Brasileiro no Flamengo, iniciando uma trajetória de sucesso.

Na ocasião, Abel se sentiu traído pela diretoria e deixou o clube rubro-negro magoado. Neste domingo (31), ao comandar o Internacional na partida em que bateu um recorde do português, o brasileiro pôde se sentir um pouco “vingado”.

Abel Braga ainda não completou três meses de Inter. Apenas no dia 10 de fevereiro é que o comandante terá atingido o terceiro mês no comando do clube colorado. Com pouco tempo, assumindo após uma traumática saída de Eduardo Coudet, ele já conseguiu enfileirar bons resultados.

Jesus também pegou o Flamengo no meio da temporada. Foi anunciado em 1º de junho para assumir o lugar de Abel Braga, que pediu demissão ao saber que a diretoria já procurava substituto.

Trabalho de Abel no Flamengo

Abel, sempre que pode, diz que seu trabalho por lá não foi ruim. “Tudo que eu disputei pelo Flamengo, eu ganhei. Fui a melhor campanha da fase de grupos da Libertadores, ganhei o Carioca, a Florida Cup, deixei meio caminho andado, pois tinha vencido o Corinthians na Copa do Brasil”, disse, em uma das entrevistas coletivas já no Inter. Mas vieram a troca e o desgosto.

Jesus chegou a ficar mais de 20 jogos sem perder pelo Flamengo, considerando todas as competições. Mas uma de suas marcas foi rompida por Abel pelo Inter.

O português tinha também perto de três meses de comando quando venceu Grêmio, Vasco, Ceará, Palmeiras, Avaí, Santos, Cruzeiro e Inter, interrompendo a série de vitórias no empate com o São Paulo.

Em período parecido, também assumindo o time no meio da temporada, Abel fez mais: bateu Botafogo, Palmeiras, Bahia, Ceará, Goiás, Fortaleza, São Paulo, Grêmio e Red Bull Bragantino, tornando-se o time com a maior série de vitórias consecutivas da história do Brasileirão de pontos corridos.

Jejum do Inter

Jesus conquistou o nacional e a Libertadores e na temporada seguinte foi para o Benfica, de Portugal. Abel, com os feitos que já atingiu, colocou o Inter no caminho para terminar com um longo jejum. Desde 1979 que o clube colorado não conquista um Campeonato Brasileiro.

“As coisas começaram a acontecer depois do jogo contra o Boca. Ali nós começamos a sentir que havia uma possibilidade muito grande, uma força dentro de cada jogador, ali foi a grande mudança, o momento que nós pulamos a cerca e começamos a acreditar cada vez mais em nós mesmos. Fico contente, satisfeito, é a primeira vez que isso acontece nos pontos corridos. É um trabalho de todos, não só meu ou dos atletas, mas ali dentro tem 30 ou 40 pessoas que trabalham pela equipe, dentro do CT”, afirmou o treinador.

Abel mudou a perspectiva do Inter – os resultados, a crença, a autoconfiança de um time que viveu um vice-campeonato da Copa do Brasil em 2019, viu o rival conquistar vários títulos recentes e amargou queda para Série B pela primeira vez na história em 2016. Agora, também rompeu uma marca pessoal, bateu uma série do treinador que ocupou seu lugar no Flamengo e mira a taça para coroar seu “renascimento”.

“O Abelão chegou aqui e em nenhum momento ele titubeou de tomar a decisão de assumir o Inter. Isso foi importante para nós. Ele sempre foi muito convicto do que estava fazendo. Nós entendemos o que ele queria, confiamos no que ele falava. A chave virou. O Abelão é um pilar para o nosso ambiente, é um cara que segura a onda, que lidera a gente. Ele tem uma liderança muito positiva, confiamos muito nisso. Olhamos para ele para escutar o que ele tem para falar, e é o que iremos fazer”, elogiou o goleiro Marcelo Lomba.

“Contra o São Paulo, o Abel ganhou o jogo. Hoje [contra o Bragantino], de novo. No intervalo, ele mudou o jogo para ficarmos mais confortáveis. Eu tinha trabalhado com ele quando tinha 17 ou 18 anos, ele é uma referência. Estar com ele em um clube onde ele é tão vitorioso, é muito bom”, completou. (Marinha Saldanha/Uol/Folhapress)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM