Em Poços de Caldas, Secult e PMMG anunciam a implantação da Rede Integrada de Proteção ao Turismo
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) anunciaram na tarde de sábado (6), na Praça Pedro Sanches, área central de Poços de Caldas, durante solenidade em que se comemora 149 anos da cidade, a implantação da Rede Integrada de Proteção ao Turismo. A cidade é a terceira a ser contemplada com o projeto que é fruto de um Termo de Cooperação firmado entre PMMG e Secult e que tem como objetivo de fomentar o turismo, a cultura e a segurança pública nos municípios de Minas. Monte Verde e Ouro Preto foram as primeiras a serem contempladas e mais de 12 cidades já aderiram ao projeto.
A solenidade contou com as presenças do comandante-geral da PMMG, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, do secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, do prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Carvalho de Azevedo, do secretário de Turismo municipal, Ricardo Fonseca Oliveira, do comandante da 18ª RPM, coronel Ricardo Geraldo de Oliveira Viana, do comandante do 29º BPM, tenente-coronel Jardel Trajano de Oliveira Gomes, de empresários e representantes da sociedade civil.
Segundo o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, a parceria com a PMMG garante a manutenção da segurança, não só para os habitantes das cidades mineiras, como também os visitantes. “Temos no momento questões muito importantes no turismo, como a segurança sanitária e a segurança pública. Os destinos com mais segurança tendem, segundo estudos, a ter mais visitantes. Então, a nossa parceria com a Polícia Militar visa isso: estabelecer um projeto de segurança física para além da segurança sanitária que se tornou imperativa em tempos de pandemia. Essa união é estratégica no sentindo de promover um destino seguro. Unir cultura, turismo e PM, para proteger os cidadãos, os eventos, os visitantes. Isso é de extrema importância para a imagem global de Minas como um destino seguro”, afirmou.
Para a implantação da Rede Integrada, o município cumpriu alguns critérios técnicos: ser um município turístico; integrar a Política de Regionalização da Secult; possuir Conselho Municipal de Turismo ativo e estar cadastrada na Plataforma Integrada do Turismo.
“Sem dúvida é mais um ganho para Poços em poder se tornar uma referência em segurança pública voltada ao Turismo. Vamos assim elevar a atratividade à cidade com benefícios para todo o setor envolvido direta ou indiretamente na área”, frisou o secretário caldense de Turismo Ricardo Fonseca Oliveira.
“É muito importante para o município e também para toda a região, que haja a implantação da Rede Integrada de Proteção. É uma forma de garantir a segurança de quem visita Poços e até mesmo em aumentar ainda mais o zelo por cada ponto da cidade, em parceria com as autoridades,” comenta o prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo.
Segurança
Dentro da Rede são desenvolvidas ações como a mobilização de representantes de órgãos públicos, instituições, empresas das localidades envolvidas com o turismo, além das comunidades locais para, juntos, proporem soluções para a melhoria da segurança e da qualidade de vida da população.
“A implantação da Rede Integrada de proteção ao Turismo na cidade de Poços de Caldas reforça ainda mais a parceria firmada entre a Polícia Militar de Minas Gerais e a Secult. A retomada do turismo no estado é uma realidade e fortalecer a segurança nos destinos turísticos é fundamental. Segundo dados do Ministério da Justiça, Minas Gerais é o estado mais seguro do Brasil. Então, para que possamos alavancar o turismo em nosso estado, temos que unir esforços. “Por isso, é uma honra fazermos o lançamento da Rede de Integrada de proteção ao Turismo em Poços, cidade que respira cultura e turismo”, destacou o comandante-geral da PMMG.
Inovação
Na oportunidade, a Polícia Militar de Minas Gerais em Parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Poder Judiciário de Minas Gerais, Trade turístico e Prefeitura de Poços de Caldas apresentaram a primeira viatura especial de Policiamento Turístico em Poços de Caldas. O veículo da marca Chevrolet, modelo Camaro SS, apreendido em operação de combate ao tráfico de drogas, agora servirá a comunidade e aos turistas em Poços de Caldas. Além de potencializar a ostensividade e a presença policial nos principais pontos turísticos da cidade, espera-se que o veículo sirva como meio de aproximação entre os turistas, comunidade e demais atores relacionados ao turismo no município.
Saiba mais
Em 29 de março de 1996, instalou-se em Poços de Caldas o 29º Batalhão de Polícia Militar, conforme Resolução 3271 de 14 de março de 1996. A Unidade é responsável pelo policiamento em 11 cidades da região, com uma área de 6.341,04 km² e uma população estimada em 347.000 habitantes. O 29º BPM recebe o codinome de “Batalhão das Águas” devido à estância hidromineral, com centenas de fontes e nascentes de origem vulcânica. As águas raras têm propriedades terapêuticas, reconhecidas científica e mundialmente e atrai todos os anos milhares de turistas ao município.
Tem a responsabilidade pela segurança do maior município da macrorregião sul mineira e 15º do Estado, com aproximadamente 167 mil habitantes, PIB per capita de R$ 38.329,41 e IDH 0,779 (alto). No ano de 2019, Poços de Caldas ficou em 3º lugar nacional, como um dos melhores destinos turísticos, categoria “A”, pelo Ministério do Turismo, na avaliação de critérios específicos: custo-benefício, atrações, gastronomia, receptividade e segurança (Nota 8,44). O índice de segurança alcançou patamar próximo ao máximo, nota 9,1. Fonte: Polícia Militar de Minas Gerais