[the_ad id="288653"]

Em celebração ao Dia Nacional da Luta de Pessoas com Deficiência, a Univale destaca o trabalho realizado por suas clínicas

FOTO: Divulgação Univale

A instituição oferece atendimento especializado para pessoas com deficiência em diversas áreas, proporcionando qualidade de vida e bem-estar aos pacientes

GOVERNADOR VALADARES – No dia 21 de setembro, o Brasil celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, uma data que reforça a importância da inclusão e do respeito à diversidade. A Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) destaca o trabalho realizado por suas clínicas, que oferecem atendimentos especializados em diversas áreas, como fisioterapia, psicologia e fonoaudiologia.

Com profissionais capacitados e equipamentos modernos, as clínicas da UNIVALE têm se destacado no atendimento a pessoas com deficiência

Clínicas abertas para atendimento a pessoas com deficiência

O Polo Integrado de Assistência Odontológica ao Paciente Especial (PAOPE) tem desempenhado um papel de suma importância para a comunidade ao oferecer amparo odontológico às pessoas com deficiência intelectual pura ou associada a outras condições. “Hoje o PAOPE possui aproximadamente 1.700 pacientes cadastrados que são assistidos por uma equipe multidisciplinar formada por dentistas, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e enfermeiros”, afirma a assistente social Iracy Matos.

A filha de dona Maria Aparecida Ferreira tem paralisia cerebral e precisa frequentemente dos cuidados da equipe do PAOPE. As consultas mudaram a vida da jovem de 32 anos. “Chegamos aqui por indicação de um fisioterapeuta, hoje nos sentimos gratas, ela melhorou muito, se comunica do jeitinho dela. Fica feliz ao encontrar as pessoas que a acolheram com tanto afeto”, conta a dona de casa.

Os atendimentos ofertados pela universidade vão além. No Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), os pacientes com deficiência são encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e passam por uma entrevista onde é constatado o tipo de patologia. A maioria dos atendimentos é de pessoas com dificuldade motora, cognitiva e/ou sensorial. “Verificamos como foi o desenvolvimento, as medicações usadas e como isso interfere no dia a dia do paciente. Fazemos um acompanhamento também da família; o desgaste diário que o cuidador passa também precisa ser cuidado”, explica a psicóloga, Tandrécia Cristina Oliveira.

Na Clínica de Fonoaudiologia, a demanda também é recebida via SUS, direto da central de marcações. Após uma triagem, onde são avaliadas as necessidades do paciente, é montado um plano terapêutico individualizado. “Trabalhamos em cima da necessidade da pessoa e buscamos contribuir para o desenvolvimento, pensando na questão de inclusão e acessibilidade”, explica o fonoaudiólogo Tiago Attoni.

Outras clínicas e cursos da instituição também prestam atendimento a pessoas com deficiência, como a Clínica-Escola de Fisioterapia e o Laboratório de Assistência  Farmacêutica (Lasfar) e os cursos de Farmácia e Nutrição.

Acessibilidade dentro dos campi

A UNIVALE tem se empenhado em criar um ambiente inclusivo, acessível e acolhedor para todos os membros da comunidade acadêmica. Para isso, equipou os campi com pisos táteis direcionais, guarda-corpos, corrimões e instalou pias, apoios e suportes para cadeirantes nos banheiros da instituição.

Segundo a Supervisora de Manutenção e Obras no Departamento de Logística da UNIVALE, Raíssa Kely Ferreira da Silva, “estamos dando maior foco para garantir a acessibilidade. Neste momento, está sendo executada a instalação de piso tátil e regularização das calçadas por todo o Campus e as novas obras já são pensadas pelos arquitetos visando o acesso mais fácil para as pessoas com deficiência”.

Além das reformas e adaptações, símbolos internacionais de acesso foram utilizados para garantir maior segurança e autonomia para pessoas com deficiências físicas, cognitivas ou sensoriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM