O Governo de Minas Gerais, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, instalou um sistema de comando de operações na região do Vale do Jequitinhonha para coordenar e auxiliar os municípios atingidos pelas fortes chuvas na região. A Defesa Civil Estadual está atuando em diversas frentes, com a equipe da 15ª Regional de Defesa Civil e três equipes oriundas da Coordenadoria em Belo Horizonte, enviadas para atuar nas localidades.
Na ação, um caminhão com ajuda humanitária será enviado às cidades, distribuindo cestas básicas, kits de higiene e kits de limpeza, a fim de fortalecer o atendimento aos atingidos pelas enchentes.
Ainda segundo o Governo de Minas, técnicos do DER-MG também foram acionados para auxiliar os municípios no plano de trabalho, para a reconstrução de pontes. Em outra frente, agentes da Defesa Civil estadual estão auxiliando na elaboração de decreto de situação de emergência, contemplando todos os municípios do Vale do Jequitinhonha e Mucuri afetados pelas chuvas desta semana. O decreto visa agilizar os repasses de recursos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e do Ministério de Desenvolvimento Regional, em casos de desastres.
Sobre a situação de Fronteira dos Vales, onde uma adutora se rompeu e interrompeu o abastecimento da cidade, o governo comunicou que a Copanor – concessionária de água da região – está realizando o reparo. Enquanto o trabalho não é concluído, caminhões pipa estão sendo enviados para abastecer a população. Informações: Governo de Minas Gerais