Dia 4 de maio termina o prazo para solicitar a primeira emissão do título de eleitor, incluir o nome social, transferir, atualizar ou regularizar. Sem essas medidas, os eleitores não poderão votar nas eleições presidenciais deste ano.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a regularização precisa ser solicitada por 1.247.943 dos eleitores mineiros, o equivalente a 6,95% do eleitorado total, que é de quase 18 milhões. A maior parte desses cancelamentos é devido à ausência da revisão biométrica, nos 259 municípios onde o recadastramento já foi concluído, e a ausência de voto sem justificativa por três vezes seguidas.
Os atendimentos com relação ao título de eleitor são gratuitos e podem ser feitos on-line, por meio do site do TRE. Quem já tem o título deve consultar, antes de solicitar atendimento, se tem algum débito com a Justiça Eleitoral.
Para quem prefere atendimento presencial, basta ir a um cartório eleitoral. É obrigatório o agendamento da data e horário, também pelo site do TRE. Mas, devido à pandemia, o Tribunal informa que é preferível o atendimento on-line.
De acordo com a Resolução nº 23.615/2020, confirmada pela Resolução TSE nº 23.667/2021, a biometria está suspensa. Então, quem está sem dívidas com a Justiça Eleitoral e precisa apenas cadastrar a biometria não precisa buscar atendimento por enquanto. O número do cartório eleitoral de Valadares é (33) 3271-2018.