Veja também como estão os preparativos dos candidatos a vereador e a prefeito no município
ELEIÇÕES 2020 – A Justiça Eleitoral já entregou os itens de proteção para o Cartório Eleitoral de Governador Valadares, na avenida Minas Gerais. Os itens são álcool gel, máscaras descartáveis, protetores faciais e adesivos para marcação de distanciamento de um metro entre as pessoas nos locais de votação. O cartório recebeu semana passada mais de 700 urnas eletrônicas para serem usadas nas três zonas eleitorais da cidade. O horário de votação neste ano foi ampliado: das 7h às 17 horas.
Além de Valadares, as urnas serão usadas nas eleições de Alpercata, Frei Inocêncio, Mathias Lobato, Periquito e Marilac.
De acordo com Rubens Vieira, chefe do Cartório da 119ª Zona Eleitoral, o trabalho dos mesários e demais servidores será dentro das normas de segurança; “Essas medidas são importantes para garantir a segurança de eleitores e mesários. Os mesários em grupo de risco de contágio pelo coronavírus serão substituídos. O horário preferencial para quem pertence ao grupo de risco precisa ser respeitado, entre 7 e 10 horas da manhã”, explicou.
No dia da votação, o eleitor deverá cumprir algumas restrições de segurança. “Será obrigatório o uso de máscara e levar sua própria caneta”, adiantou Vieira.
Preparativos para as eleições em GV
De acordo com o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Valadares recebeu o registro de 593 candidatos a vereador. Desse total, três candidatos já renunciaram: o atual vereador Juninho da Farmácia (PDT), o candidato Gustavo Martins (PSDB) e André Moura (REDE). O vereador Robinho Mifarreg (PROS) também não irá disputar a reeleição neste ano.
Preso após uma operação que tramita em sigilo judicial, o nome vereador Waldecy Barcellos aparece na lista do TSE como candidatura registrada para tentar a reeleição. Em suas redes sociais, Barcellos aparece como candidato a reeleição.
Disputam o Poder Executivo em Valadares: André Merlo (PSDB) – reeleição -, Leonardo Monteiro (PT), Doutor Luciano (PSC), Rosemary Mafra (PSB), Coronel Miranda (PRTB), Delegado Federal Rui Silva (PSD), Elio Lacerda (PSL), Fábio Persi (PMN), Mozart Coelho (Solidariedade), Urbano Santos (Patriota) e Xabier Galarza (PSOL).
Pelas ruas de Valadares já foi dada a largada para a campanha eleitoral 2020. Apesar de tímida, em meio à pandemia, cada candidato aplica sua maneira de pedir votos nas ruas da cidade.
A Justiça Eleitoral também divulgou a quantidade de tempo que cada candidato terá para apresentar suas propostas no programa eleitoral gratuito nos meios de comunicação, o qual começa amanhã, dia 9 na rádio (7h às 7h10 e 12h às 12h10) e na TV (13h às 13h10 e 20h30 às 20h40).
O primeiro turno das eleições municipais de 2020 será disputado no dia 15 de novembro.