[the_ad id="288653"]

Egressa do mestrado da UNIVALE participa de importante congresso internacional 

FOTO: Arquivo Pessoal

Patrícia Henriques destaca a relevância da visão interdisciplinar no II Congresso Internacional de Direito das Famílias e Sucessões, promovido pelo IBDFAM em Lisboa

GOVERNADOR VALADARES – No último mês, a Faculdade de Direito de Lisboa, em Portugal, sediou o II Congresso Internacional de Direito das Famílias e Sucessões, promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito das Famílias (IBDFAM), núcleo em Portugal. O evento contou com a participação de juristas e palestrantes de diversos países, incluindo Brasil, Portugal, Angola e Timor Leste, tanto presencialmente quanto no formato remoto. 

Entre os congressistas ouvintes, o destaque é da egressa do Mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT) da UNIVALE, Patrícia Henriques Oliveira. A advogada, que atua no direito familiarista e de sucessões e também é membra do IBDFAM, compartilhou suas impressões sobre o congresso. “Um evento grandioso, com juristas e palestrantes renomados, todos em busca de um novo olhar para o Direito das Famílias, quebrando paradigmas jurídicos, socioculturais, psicológicos e geográficos”.

Durante o encontro, foram abordadas diversas temáticas que exigem uma visão interdisciplinar para a solução de conflitos judiciais e extrajudiciais. “O meu mestrado em Gestão Integrada do Território me auxiliou nessa ruptura de estereótipo acadêmico, em que temos uma dificuldade de pensar ‘fora da caixa’”, destacou a egressa.

FOTO: Arquivo Pessoal

Realização profissional através do mestrado

O Mestrado em Gestão Integrada do Território, concluído pela egressa em 2022, contribuiu para sua formação e prática profissional, permitindo uma visão mais ampla e integrada. Durante o Congresso em Lisboa, Patrícia pode constatar uma nova estrutura acadêmica e profissional. “Fomos levados a pensar de forma interdisciplinar, com a necessidade de uma contribuição multidisciplinar para solução de conflitos judiciais ou extrajudiciais, como em casos de divórcio, compartilhamento de guarda de crianças e adolescentes, em que se mostra imprescindível contribuição jurídica, psicanalítica, da arte, da assistência social, dentre outras áreas”, destacou. 

A advogada também mencionou sua pesquisa sobre a Síndrome de Alienação Parental e a relevância da contribuição geográfica no direito das famílias. Ela afirmou que o congresso reforçou sua percepção de como os territórios se entrelaçam e transcendem disciplinas: “Tendo passado pela oportunidade e experiência no meu mestrado GIT, pude perceber em cada palestra dos dois dias intensos e de tamanha bagagem do Congresso, de como os territórios se entrelaçam e transcendem a qualquer disciplina, estando todas interligadas para um desfecho judicial/extrajudicial ainda mais eficaz e célere”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM