Aulas acontecerão pelo aplicativo Conexão Escola 2.0 e, nos casos em que o estudante não tiver acesso à internet, a escola deverá disponibilizar as atividades preparadas pelo professor de forma impressa
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) inicia, nesta segunda-feira (19), o Reforço Escolar, estratégia voltada para estudantes que tiveram dificuldades em entregar o Plano de Estudo Tutorado (PET) ao longo do ano letivo de 2020 e que precisam consolidar conteúdos trabalhados durante o ensino remoto. A iniciativa contará com a participação de alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio.
As primeiras turmas são formadas a partir dos resultados da avaliação diagnóstica e da devolução dos PETs no ano passado. A cada aplicação de avaliação em 2021 serão feitas novas análises para eventuais inclusões de novos estudantes e/ou encerramento da participação de outros que já tenham conseguido recuperar o aprendizado que estava em defasagem.
As aulas de reforço consistirão em um trabalho pedagógico mais individualizado e direcionado, incluindo novas práticas pedagógicas e metodologias de ensino mais dinâmicas e interativas. Cada escola poderá organizar a melhor forma de oferta das aulas. Os encontros virtuais poderão acontecer no 6º horário ou no contraturno. As aulas acontecerão pelo aplicativo Conexão Escola 2.0 e, nos casos em que o estudante não tiver acesso à internet, a escola deverá disponibilizar as atividades preparadas pelo professor de forma impressa.
Para o ensino fundamental e o ensino médio, serão ofertadas aulas de Língua Portuguesa e Matemática.
Contato com as famílias
A SEE/MG encaminhou às Superintendência Regional de Ensino (SREs) uma planilha com os nomes dos estudantes que não entregaram o mínimo de 75% dos PET ao longo do ano letivo de 2020, incluindo PET final avaliativo, e que apresentaram baixo rendimento na avaliação diagnóstica – Língua Portuguesa ou Matemática.
De posse desses nomes, os gestores escolares entraram em contato com as famílias, explicaram como funcionará o reforço e buscaram saber do interesse do estudante em participar. Para participar da iniciativa é necessária a adesão da família.