GOVERNADOR VALADARES – O Sindicato dos Produtores Rurais de Governador Valadares dará início a uma nova fase com a posse da diretoria para o triênio 2024-2027. A cerimônia, acontecerá nesta sexta-feira (8), no Parque de Exposições, e contará com a participação de produtores rurais, autoridades e representantes da comunidade.
Edberto Rezende assume a presidência
O engenheiro agrônomo e produtor rural Edberto José Zanon Rezende assume a presidência do sindicato, trazendo consigo uma visão inovadora e um compromisso com o fortalecimento do setor agropecuário na região. Rezende destaca a importância de modernizar as ações do sindicato para enfrentar os desafios do futuro e garantir a sustentabilidade da produção rural.
“A nova diretoria traz uma visão renovada, respeitando o legado dos veteranos que construíram o que temos hoje. Nosso objetivo é modernizar a atuação do sindicato para enfrentar os desafios do futuro, sempre buscando políticas públicas favoráveis e promovendo a profissionalização dos produtores rurais. Garantiremos que o Sindicato dos Produtores Rurais de Governador Valadares continue sendo uma força relevante não só para o agronegócio da nossa região, mas também para toda a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento e o bem-estar de todos.”, afirmou Rezende.
Edberto é filho de Aguimar Rezende e Guilherme Olinto Rezende. Ele faz parte do quadro de cooperados e do conselho da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, além de ser vice-presidente da Comissão Técnica de Pecuária do Leite do Sistema FAEMG/SENAR.
Nova diretoria com foco em inovação
A nova diretoria é composta por profissionais com vasta experiência e renovação, trazendo uma gestão focada em avanços estratégicos para o setor rural. Além de Edberto Rezende como presidente, a diretoria conta com nomes como Arildo Benetti Ferreira Júnior como vice-presidente e Melissa Coura Almeida Machado como 1ª secretária, Fabrício Magalhães Laignier como 2º secretário, Mauro Antônio Silveira Filho como 1º tesoureiro e Geraldo Antônio Birro Costa como 2º tesoureiro.
Sindicato com 74 anos de história
Fundado em 1950, o Sindicato dos Produtores Rurais de Governador Valadares possui uma longa trajetória de defesa dos interesses dos produtores rurais da região do Leste de Minas Gerais. Ao longo dos anos, a instituição se consolidou como uma referência em inovação e apoio ao setor agropecuário, figurando entre os cinco maiores sindicatos dos produtores rurais do estado.
Legado de Afonso Bretas
O atual presidente Afonso Luiz Bretas deixa o cargo após 15 anos, cinco mandatos, à frente do Sindicato dos Produtores Rurais de Governador Valadares. Em entrevista exclusiva ao DRD ele celebrou os avanços conquistados no período.
“Presidir o sindicato por 15 anos certamente foi uma jornada de grandes desafios e de aprendizados constantes. Liderar uma entidade sindical exige uma combinação de coragem, visão estratégica e sensibilidade para entender as necessidades da classe rural. Ao longo desse tempo, foi necessário enfrentar diversas negociações, lidar com mudanças no cenário econômico e político e desenvolver uma forte rede de apoio entre os diretores, associados e colaboradores da entidade”, afirmou.
Bretas ainda destacou a união de entidades ligadas ao agro no período em que presidiu o sindicato.
“O legado deixado é amplo e significativo. Imagino que durante esses anos houve a construção de um sindicato mais representativo, com avanços e benefícios para os associados. Também aconteceu o fortalecimento e a união entre as entidades co-irmãs, Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, Sicoob Crediriodoce e União Ruralista Rio Doce, criando um braço forte para o desenvolvimento do agronegócio de nossa região. Para as novas gerações, o legado inclui a importância de manter essa representatividade cada vez mais forte, de entender o valor da união e de sempre buscar melhorias para o agro. Deixo como marca a relevância de um sindicato que atua em prol da justiça e do bem-estar, reforçando a necessidade de que as novas lideranças continuem com essa missão de forma inovadora e resiliente”, concluiu.