O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) prepara campanha de Comunicação Social para sensibilizar os usuários da BR-381/MG durante a temporada de verão 2020/21. A rodovia federal tem o lote 7 totalmente liberado ao tráfego com pistas duplicadas e obras de arte especiais finalizadas. Já o lote 3.1 está em obras e tem desvios laterais, trabalhadores e equipamentos em circulação em diversas frentes.
Para sensibilizar os motoristas em tráfego, a autarquia preparou campanha com artes gráficas para fixação em locais com grande circulação de pessoas e para distribuição eletrônica. Nos restaurantes, lanchonetes, postos de combustíveis e locais de passagem de pessoas, foi criado cartaz no tamanho A3, de 42 centímetros de largura por 29,7 centímetros de altura, com cores vibrantes e mensagens de segurança visíveis à distância. Assim, a ideia é passar a mensagem sem gerar aglomerações.
Já para as redes sociais e aplicativos de conversa por celular (Whatsapp), foram criadas duas artes, sendo um banner para o topo do site br381mg.com.br e um card para aplicativos. A campanha foi produzida e será realizada pelo consórcio Skill-MPB Engenharia, Gestora Ambiental das obras de duplicação.
Para a realização das ações, o DNIT conta com as equipes dos programas de Comunicação Social e Educação Ambiental. Todas as atividades diretas em estabelecimentos comerciais, frentes de obras e canteiros das construtoras seguem as regras sanitárias de distanciamento social e higiene individual em tempo de pandemia de Covid-19. O uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento são mantidas para resguardar a saúde de todos os envolvidos na construção do empreendimento.
Todas as ações da campanha de segurança no trânsito para a BR-381/MG serão realizadas nos últimos dias de 2020 e em todo o primeiro trimestre de 2021.