GOVERNADOR VALADARES – Nesta sexta-feira (24) comemora-se o Dia Nacional do Rio. O objetivo da data é fazer uma conscientização sobre a preservação deste recurso hídrico tão importante para todos os ecossistemas. O Brasil é um país com uma enorme rede hidrográfica. A Bacia do Rio Doce, por exemplo, abrange 228 municípios dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o que corresponde a 86.715 km² de área. O Rio Doce tem sua nascente em Ressaquinha/MG e deságua no povoado de Regência/ES.
Dessa forma, para preservar este importante rio, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH Doce) destinou R$ 120 milhões para a iniciativa “Rio Vivo”. O projeto realiza ações de recuperação de nascentes, expansão do saneamento rural e redução da geração de sedimentos. Até o momento, a ação já contemplou cerca de 71 municípios.
Para o presidente do CBH Doce, Flamínio Guerra, o Dia do Rio leva à uma reflexão para o papel das pessoas no cuidado com a água, visto que é uma fonte essencial para a vida. “Portanto renovamos o nosso compromisso com gestão responsável dos recursos hídricos, visando um futuro mais sustentável para todos”, destacou o presidente.
CBH Suaçuí
A Bacia Hidrográfica do Rio Suaçuí abrange uma área de 21.555km², sendo composta por 48 municípios. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Suaçuí (CBH Suaçuí) também financia a execução da iniciativa Rio Vivo, e irá investir R$ 13 milhões. Em quatro meses de atividade, mais de 50 nascentes foram cercadas nas cidades de Água Boa, Serra Azul de Minas, Franciscópolis e Coluna.