Como você se imagina na vida após os 60? Quando se é jovem, não há maneiras de prever o que o futuro reserva para a velhice. A única certeza que se tem é o desejo unânime de uma vida longa e feliz.
Mas, para aqueles que já percorreram uma extensa jornada, a velhice já se faz presente e, com ela, chegam algumas mudanças que ultrapassam os sinais físicos do tempo que todos nós um dia iremos apresentar. A chegada da terceira idade exige uma atenção ainda maior à saúde física, mental e à qualidade de vida do idoso de um modo amplo.
E se engana quem pensa que essa fase tão gratificante é sinônimo de “fim da vida”. É preciso lembrar que a vida continua e nossos idosos estão aí para provar que, com os cuidados certos, podem chegar cada dia mais longe.
Hoje (1), comemoramos o Dia Nacional do Idoso. Em Valadares, participantes do grupo de idosos do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) anteciparam a celebração com uma programação megaespecial. Na tarde de ontem (30/9), eles visitaram vários pontos turísticos da cidade em um passeio leve e divertido.
O grupo passou pelo Museu – onde viveu momentos nostálgicos ao rever objetos já utilizados por seus pais, familiares e até por eles -, pela Açucareira, Ilha dos Araújos, fizeram um delicioso lanche na Praça de Esportes e visitaram a lagoa do Pérola.
Outra unidade que também resolveu antecipar as comemorações do Dia Nacional do Idoso foi o CRAS Santa Efigênia. Na manhã de ontem, o carinho e o respeito aos idosos foram temas de um encontro muito especial promovido pela unidade com crianças e adolescentes de 9 a 15 anos.
“Porque os idosos carregam a sabedoria adquirida pelo tempo nos ensinamentos, nos cabelos brancos, nas marcas do rosto, no corpo e, principalmente, no coração! E merecem todo o nosso respeito, cuidados, amor, ouvidos e companhia”, disse Sabrina Marques, coordenadora do SCFV.
E os feitos não pararam por aqui… No Lar dos Velhinhos, as comemorações se estenderão por todo o mês de outubro. Segundo a assistente social responsável pela instituição, Suely Gomes da Silva, uma série de ações especiais para os idosos começa hoje.
“Hoje comemoramos o Dia da Pessoa Idosa. Durante o mês de outubro, no Lar dos Velhinhos, vamos ter várias dinâmicas. Entre elas, dança, música ao vivo, muitas brincadeiras, dia de beleza, muitas histórias e a presença dos seus familiares. Vai ser um mês de muita criatividade com os idosos.”
A serviço da população idosa
De acordo com dados do Setor de Apoio às Entidades da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), correspondentes ao mês de agosto deste ano, Valadares possui 123 idosos acolhidos por instituições, sendo: Associação Santa Luzia – 50; Casa Dona Zulmira – 42; e Lar dos Velhinhos – 31.
É grande o número de pessoas idosas que carecem de condições básicas para uma vida feliz.
O Lar dos Velhinhos é uma instituição filantrópica, voltada para o amparo de idosos e que se mantém com doações e campanhas de arrecadação. Sueli explica que o espaço é um lugar de segurança, que proporciona momentos de descontração, alegrias e convívio social aos idosos. “Eles são bem assistidos e tratados com amor, compreensão, valorização e dispõem de uma boa alimentação.”
Ainda segundo a assistente social, após o início da pandemia, a procura da instituição pelos próprios familiares dos idosos tem crescido de forma considerável. O que, de certo modo, gera preocupação. “O equilíbrio na qualidade de vida dos idosos nesta época de pandemia está sendo violado. Os idosos estão ficando muito tempo dentro dos seus lares e as famílias não estão tendo paciência de cuidar deles. Uns estão sofrendo maus-tratos pela própria família. A procura por uma vaga de internação na instituição Lar dos Velhinhos está sendo muito grande.”
Suely conclui expressando o receio de muitos não terem responsabilidade com seu próprio familiar. “Acreditamos que a maioria dos nossos idosos veio para a instituição por vontade de suas famílias, por não terem tempo para cuidar deles. O idoso não pode ficar em casa sozinho; esta é a grande justificativa.”
Se você tem interesse em ser um voluntário do Lar dos Velhinhos, pode entrar em contato com a equipe responsável pelo telefone 3271-3680.
Presença de idosos nas famílias cadastradas no CADÚNICO
Segundo dados concedidos pela Prefeitura, “das famílias cadastradas no CadÚnico com renda per capita inferior a ½ salário mínimo, 5.230 contam com a presença de um ou mais idosos, totalizando uma população de 5.939 idosos com idade acima de 60 anos”, sendo 57,2% com idade acima de 65 anos e os outros 42,8% com idade entre 60 e 64 anos.

Um dado que chama a atenção refere-se à porcentagem dos idosos de baixa renda cadastrados até agosto de 2019. Destes, 76,97% sobrevivem com com renda per capita mensal entre 178,01 e meio salário mínimo, 15,8% estão em situação de extrema pobreza e 7,2%, de pobreza.
Garantia de direitos e respeito à vida na “melhor idade”
Para uma longevidade digna, espera-se que nossos idosos possam viver conforme o Artigo 230 da Constituição Federal, que afirma que família, sociedade e Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando a sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, promovendo seu bem-estar e garantindo o direito à vida.















