A manhã desta sexta-feira (30) foi de homenagem na sede do 6º batalhão do Corpo de Bombeiro Militar (CB), no centro de Governador Valadares, com a solenidade de comemoração não só à Semana de Prevenção de Incêndios, que se inicia no dia 2 de julho, mas ao Dia Nacional do Bombeiro, comemorado nesta data (30).
A celebração faz referência à criação do Corpo Provisório de Bombeiros Militar da Corte, inaugurado no dia 2 de julho de 1856. Já no ano de 1954, foi instituído o 2 de julho como Dia Nacional do Bombeiro e a realização anual da semana de prevenção contra incêndios.
Na ocasião, os militares do 6º batalhão do Corpo de Bombeiros Militar receberam medalhas de Honra ao Mérito e estavam presentes representantes das polícias Militar, Civil e Penal, da Prefeitura Municipal, da equipe de atendimento do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste De Minas (Consurge), parentes e amigos dos bombeiros, além de grandes nomes da corporação.
Um deles é o veterano dos bombeiros Espedito Sérgio de Farias, um dos fundadores da corporação em Valadares que, hoje, com 85 anos, diz se encher de alegria ao ver a mudança nos equipamentos, na forma de se cumprir as atividades e, principalmente, nos militares jovens, que ajudam a corporação a manter sua missão.
“Entrei no Corpo de Bombeiros em 1959 e vi a primeira base da companhia ser erguida na cidade. É emocionante ver as mudanças internas, como equipamentos e veículos mais modernos, o que acaba sendo sinônimo de uma melhor preparação. Fico muito feliz de poder fazer parte desta historia e de estar aqui, hoje, homenageando os militares mais jovens que, assim como nós, veteranos, carregam o dever de ajudar e proteger”.
FOTOS: Agnaldo Souza
Na solenidade, o Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros, Luciano Barbosa de Souza, enfatizou a missão da corporação e parabenizou os militares que ajudam a compor o 6º batalhão, que atende cerca de 120 cidades de Minas gerais
“É uma honra fazer parte de uma solenidade especial como esta. Nós do Corpo de Bombeiros, hoje, realizamos a solenidade para reafirmar a toda a sociedade valadarense, e da região leste de Minas, que vamos continuar a salvar vidas e faremos de tudo para manter o compromisso que o Corpo de Bombeiros Militar tem com a população. Diariamente, por meio das fardas e sirenes, reafirmamos que cumpriremos a missão mesmo que custe a nossa própria vida. Ninguém é bombeiro sozinho, trabalhamos em conjunto e, neste dia, tenho o dever de agradecer a todos que fazem parte disso”.