A luta das pessoas com deficiência é diária e vai muito além de destinar vagas nas ruas, prédios públicos, bancos, shoppings ou supermercados; ou de garantir acessibilidade, através de elevadores, rampas ou banheiros adaptados. Isso porque esse público também precisa ser incluído, respeitado, ter voz e vez, vencendo as barreiras do preconceito, conquistando empregos com salários dignos.
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, é uma data instituída como Lei Federal desde 2005 e também é fruto da insistente busca por reconhecimento desses grupos e movimentos sociais; garantir o espaço de representação na sociedade e políticas públicas inclusivas que permitam a construção de uma sociedade mais igualitária e sem preconceitos.
O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Prefeitura de Valadares, promoverá nesta quarta-feira (21) ações em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.
Toda a programação acontecerá na parte da manhã, na Praça Esportes, no centro da cidade. Segundo o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, entre 9h e 12h serão realizadas atividades recreativas direcionadas e lúdicas (brincadeiras, danças e capoeira), além de apresentação cultural e lanche.
Confira a programação:
- 9 horas – Recepção
- 9h15 – Abertura
- 9h30 – Apresentação Cultural (APAE)
- 10h – Atividades recreativas direcionadas e lúdicas
- 11h30 – Lanche compartilhado
- 12h – Encerramento
A Praça de Esportes fica na rua Afonso Pena, 2.550, Centro.