Instituído pela Lei Municipal 6.717/2016, o Dia Municipal da Paz e da Conciliação será comemorado nesta quinta-feira (22) em Governador Valadares. Assim como em 2020, neste ano, devido à pandemia, não haverá caminhadas e outras atividades nas ruas da cidade, apenas uma breve carreata próximo à praça dos Pioneiros, em ato simbólico. Outras novidades serão os atos de solidariedade, como doação de duas toneladas de alimentos, a serem distribuídas para famílias carentes em Valadares. Estão à frente da ação a Associação Encantar e o Núcleo Luz Divina/UDV, que contam com o apoio da Cruz Vermelha e de outras entidades filantrópicas. Os alimentos doados serão destinados a famílias cadastradas.
Presente no município há mais de 30 anos, a Associação Encantar e o Núcleo Luz Divina/UDV abraçam a causa da paz e da solidariedade, por entender a importância dessas condições para o indivíduo e para a coletividade. Em Governador Valadares, a Câmara Municipal aprovou e a Prefeitura sancionou a Lei 6.717/2016 no dia 20 de julho de 2016, determinando que a data seja comemorada anualmente no dia 22 de julho. Além do Dia da Paz e da Conciliação, os grupos também organizam a Festa das Flores.
A Carreata da Paz será nesta quinta-feira (22), a partir das 10 horas, partindo da praça dos Pioneiros.
Colaboradora da Associação Encantar e do Núcleo Luz Divina/UDV , a jornalista Áurea Nardely abraçou o grupo em 1993. Ela conta que ações como essas, desenvolvidas no Dia Municipal da Paz e da Conciliação, contribuem para a construção de uma sociedade mais solidária. “Essa pandemia mostrou uma realidade, que ainda estamos vivenciando: a fome de milhares de famílias. Pedir paz para quem tem fome é difícil. Por isso, o foco deste ano será a doação de alimentos. A arrecadação aconteceu graças ao empenho de jovens do grupo, que conseguiram arrecadar quase duas toneladas de alimentos, que serão entregues para famílias passando por necessidades”, explicou.
O dia 22 de julho, voltado à cultura de paz e conciliação, é uma oportunidade para a conscientização da população sobre o tema. “Além do vírus, surgiram outros problemas na sociedade, como a intolerância, radicalismo e ódio. Hoje, neste tempo que estamos passado, as pessoas se posicionam de forma rancorosa, sem acolhimento ou paciência com o próximo. Portanto, mais do que nunca, estamos precisando comemorar e enfatizar essa data e levar a cultura da paz às casas, às famílias, independentemente de qualquer religião, gênero ou cor”, ressaltou Áurea.
O colaborador Welson Valente faz parte da direção do Núcleo Luz Divina há 30 anos. “Dia importante para ajudar o próximo. O gesto de levar alimentos para quem precisa é também um ato de paz”, afirma.
Outras entidades em Valadares também fazem parte do Dia Municipal da Paz e da Conciliação: Associação Encantar, Associação de Dependentes Químicos e Familiares (ADQF), Pastoral da Sobriedade da Diocese de Governador Valadares, Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, Núcleo Luz Divina, Instituto Nosso Lar, Grupo Espírita Ana Néri, Sociedade Orquidófila Valadarense, Maçonaria e União Operária de Governador Valadares.