O foco dos voluntários é conseguir pelo menos metade do alvo diário das doações
Nesta terça-feira (14), é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, data separada para homenagear e incentivar os doadores. Em celebração ao dia, um grupo de jovens vai se reunir para doar sangue no Hemocentro de Governador Valadares.
O grupo foi incentivado pelo projeto “Vidas por Vidas”, que reúne doadores voluntários de sangue, plaqueta e medula óssea do Brasil, Equador, Chile, Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina. Nos últimos 7 anos, foram mais de 700 mil doadores envolvidos.
Dificuldade de encontrar doadores
Uma bolsa de sangue pode ajudar até quatro pessoas. A meta diária é de 41 bolsas de sangue, porém nos últimos dias não tem sido alcançada. Segundo dados do Hemocentro de Valadares, do estoque de sangue de hoje (14), os tipos sanguíneos O+, O-, AB- e B- estão em estado crítico.
Já em relação aos dados de Minas Gerais, os tipos O+ e O- estão em estado crítico e A-, B- e AB- em alerta. As autoridades de saúde e governamentais convocam a população a se solidarizar e ajudar o próximo.
Para realizar a doação, é possível fazer o agendamento pelo link: https://www.mg.gov.br/agendamento_servico/doacao-de-sangue. E para saber sobre os critérios basta acessar: http://www.hemominas.mg.gov.br/doacao-e-atendimento-ambulatorial/doacao-de-sangue/condicoes-e-restricoes#tatuagem-ou-maquiagem-definitiva