GOVERNADOR VALADARES – A manhã desta sexta-feira (11) foi marcada por muita informação, cuidados com a saúde e momentos de valorização da autoestima no CEU das Artes. O local recebeu uma programação especial em comemoração ao Dia Mundial da Saúde e ao Dia Internacional de Combate ao Racismo, promovida pelo Grupo da Terceira Idade Comunidade Viva em Ação.
Durante o evento, foram oferecidos diversos serviços gratuitos à população, como corte de cabelo, esmaltação de unhas, design de sobrancelhas, além de orientações em saúde com alunos dos cursos de Medicina, Nutrição e Farmácia da UFJF-GV. A estrutura contou ainda com o Vacimóvel — veículo climatizado e adaptado como sala de vacinação itinerante — e o ônibus da saúde, onde foram realizados atendimentos, trocas de receitas, distribuição de medicamentos e encaminhamentos para exames.
De acordo com o coordenador do Grupo da Terceira Idade Comunidade Viva em Ação, professor Celso Gomes, a ideia é que o conhecimento compartilhado no evento vá além das paredes do CEU das Artes. “As informações passadas aqui terão um alcance maior. Temos hoje 430 idosos no nosso grupo, mas é como se fosse um exército, porque cada um deles tem um neto, um filho, uma nora, um genro, então, esses 430 viram mais de mil pessoas com quem a gente trabalha”, destacou.
O evento teve como foco principal o público da terceira idade. Para o diretor de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT), Rodrigo Limeres, iniciativas como essa são fundamentais para promover qualidade de vida. “A população de terceira idade é cada vez maior, daí a importância deste evento que promove qualidade de vida e saúde para esse público”, afirmou.
A vice-diretora do Instituto de Ciências da Vida e professora do Departamento de Nutrição da UFJF-GV, Clarice Lima, levou estudantes universitários para aplicar os conhecimentos adquiridos em sala. “Este tipo de evento é uma ótima oportunidade para os estudantes terem contato com a comunidade, aprenderem na prática aquela teoria que a gente traz para eles na sala de aula”, explicou.
A dona de casa Tereza Ribeiro, participante do grupo da terceira idade, fez questão de aproveitar os serviços disponíveis. “É bom demais participar das atividades aqui porque todas elas são boas para a saúde. Tem que aproveitar esses serviços que eles disponibilizam em dias de eventos”, contou.