No Dia do Estudante, comemorado nesta quarta-feira (11), a equipe do DRD conversou com alunos que atualmente cursam o terceiro ano do ensino médio para saber as expectativas e as mudanças nos hábitos com o retorno das aulas presenciais.
Por ser um ano de preparação para diversos vestibulares e também o Enem, parte dos estudantes tem encarado essa volta como uma oportunidade de aprimorar o aprendizado, que ficou mais distante no decorrer do ensino remoto.
“Estava sendo muito difícil aprender e se esforçar online. Agora, com o retorno das aulas presenciais, vai ser tudo mais fácil, mas ainda é bom ter cuidado, porque ainda estamos em uma pandemia. E como o Enem está chegando, as aulas presenciais vão ajudar muito neste momento difícil, em que muitas pessoas não têm condições de pagar um cursinho e etc”, explana a estudante Raquel Guedes.
Por outro lado, levando em conta o tempo em que ficaram afastados das salas de aula, outros alunos revelam que se sentem ansiosos, mas também receosos com a volta. É o que diz a estudante Ester Guimarães, de 18 anos. “Bom, bate um receio, pelo fato de estarmos em EAD por mais de um ano já, né?! Mas as expectativas estão altas. No fim, o importante é ir se adequando a esse ‘novo normal’”.
Ester conta que, para ela, em meio à pandemia, a experiência dos eventos online promovidos pelas escolas foi algo produtivo e de rápida adaptação, mas a possibilidade de se formar no ensino médio com o formato presencial veio como uma surpresa positiva.
“Foi uma surpresa, pois eu, particularmente, me acostumei rápido com essas atividades e eventos online. Mas bate uma ansiedade (boa), sabendo que provavelmente vou ter o terceiro ano presencial”, disse.
Novas ou antigas alterações na rotina
Pensando também na mudança da rotina com a volta das aulas presenciais, alguns alunos temem que a adaptação para o retorno seja algo demorado, além de se preocuparem com os devidos cuidados que devem ser tomados por todos.
“Sinto receio ao pensar no retorno às aulas presenciais, pois não sei quanto tempo irá demorar para eu me adaptar novamente a essa rotina. Espero que o retorno às aulas seja consciente e que todos, tanto os pais quanto os filhos, tomem os cuidados necessários contra a covid-19”, salienta o estudante Kayo Almeida Guimarães.