GOVERNADOR VALADARES – O luto deixa marcas visíveis e invisíveis em cada um de nós. Cada dia sem a presença física daqueles que amamos é uma nova superação. Mas, o tempo vai passando e, junto dele, a dor também se esvai, sendo substituída pelas boas lembranças do que vivemos juntos. O próximo sábado (2), dia de Finados, é uma data destinada a honrar a memória daqueles que já se foram. Aqui no Brasil, seguindo a tradição cristã, é comum que se visite os túmulos dos entes queridos neste dia para enfeitá-los com flores e rezar por suas almas.
Mesmo com a forte cultura popular da data, falar sobre morte ainda é tabu para os brasileiros. Segundo pesquisa encomendada pelo Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil (Sincep), em 2018, quase 80% dos entrevistados tinham dificuldades em abordar o assunto por acreditarem que traz à tona sensações negativas. Sendo assim, é importante naturalizarmos esse debate, mostrando que discutir a morte é, na verdade, refletir sobre a vida e valorizar cada instante ao lado das pessoas queridas.
Memorial Park
Pensando em proporcionar um espaço de reflexão e acolhimento neste dia de Finados, o Memorial Park Cemitério Jardim — localizado no coração de Valadares — preparou uma programação especial para receber os 5 mil visitantes esperados para a data. “Queremos que cada um sinta que suas memórias são valorizadas e veja que o espaço oferece um ambiente acolhedor para a reflexão e o luto”, contou Sandro Epifânio, administrador do local.
O Memorial Park é um espaço que transmite muita paz e serenidade, com os jardins bem cuidados e áreas tranquilas, proporcionando um refúgio de calma em meio à dor. Nesta data, a equipe se empenhou para proporcionar conforto através de atividades especiais, além de oferecer suporte emocional aos visitantes que precisarem de orientação ou alguém com quem conversar.
Além das tradicionais missas e culto, também haverá um momento de soltura de balões, onde os participantes poderão escrever o nome de seus entes queridos antes de liberá-los, simbolizando a conexão dos laços, mesmo após a sua passagem. E, para acalentar ainda mais os corações dos presentes, a Orquestra da 4ª Igreja Presbiteriana Renovada realizará uma apresentação emocionante com clássicos hinários da música cristã — incluindo canções como “Mais perto quero estar” e “Tudo entregarei”.
“Existe um trecho da Bíblia que declara que Deus habita no meio dos louvores, e só Ele pode acalmar o coração daquele que sente a saudade. Então, essa será uma forma de abençoarmos todas as pessoas que estarão ali neste dia de Finados”, declara o Pr. Rômulo Júnior, que há 24 anos atua como maestro na igreja. “Com certeza quem estiver passando e ouvindo vai lembrar das mensagens, que são mensagens de esperança, onde todos nós iremos estar com Cristo em um lugar em que não haverá morte”.
Recordar os falecidos é uma maneira de preservar sua memória e seus grandes ensinamentos. Mesmo em outro plano, eles continuam impactando a vida dos que permanecem, reforçando vínculos de afeto. Como diz a música “O anjo mais velho”, do grupo O Teatro Mágico, “Enquanto houver você do outro lado / Aqui do outro eu consigo me orientar”. Portanto, recordações nunca desaparecem, mas é fundamental ter resiliência para seguir em frente escrevendo a própria história.
Confira a programação completa para este dia de Finados
• Missa – 8h – Santuário Santa Rita de Cássia.
• Culto – 9h30 – Pr. Pablo Ramos – Quinta Igreja Batista do Santa Rita
• Homenagem com Balões – 10h30 às 11h30
• Orquestra da 4ª Igreja Presbiteriana Renovada – 10h30 às 12h30
• Missa – 16h – Santuário Santa Rita de Cássia.
*Horários previstos (sujeito a alterações)