Compras on-line são principal alternativa para não deixar a data passar em branco
Por Camila Fernandes e Arthur Pimentel
Em 2020, uma das datas mais importantes do ano no Brasil vai acontecer bem no meio da pandemia de Covid-19. Diante da impossibilidade de comemorar a data da forma tradicional, com visitas e celebrações, devido às medidas restritivas necessárias para conter o vírus, o Dia das Mães neste ano tende a ser bem diferente dos outros.
No entanto, as celebrações a distância não são o maior problema. Acontece que o Dia das Mães é a segunda melhor data do ano para o comércio varejista, perdendo apenas para o Natal.
Em 2020, com a necessidade de distanciamento social, boa parte das lojas fora do funcionamento normal e uma grande parcela da população com a renda prejudicada, a movimentação econômica tende a diminuir de forma drástica.
De acordo com Tatielly Medeiros (32), gerente da loja By Fiapo, o “efeito coronavírus” já pode ser sentido. “Com certeza, as vendas não chegam a 50% do que eram”.
Para driblar a queda, a gerente conta que a loja tem investido em estratégias de promoção e divulgação. “O que motiva sempre as vendas é a promoção. A gente tá buscando mercadorias com preços mais acessíveis, e redes sociais, sempre, pra mostrar aos clientes as novidades da loja.”
Enquanto as vendas presenciais caíram, as compras on-line se intensificaram. “As pessoas agora estão voltadas para as redes sociais. Aqui na loja a gente tá fazendo entrega, e isso está facilitando muito. As vendas on-line cresceram 30%. Então, assim, as redes sociais estão sendo a salvação do momento”, conta Tatielly.
Compras on-line e itens personalizados são opções
Apesar das dificuldades, os presentes de Dia das Mães não devem ser deixados de lado. Se o comércio tradicional tende a ter menos movimento, o caminho é diretamente oposto no comércio eletrônico e para os vendedores de materiais personalizados. Diante das dificuldades na compra presencial, as encomendas pela internet têm ganhado força.
A contadora Fernanda Fernandes, que também trabalha com confecção de canecas personalizadas, notou o aumento no interesse pelos produtos e investiu bastante na produção para a data. Ela conta com a ajuda da mãe e dos irmãos para dar conta das encomendas, que cresceram nos últimos dias. Ela recebe os pedidos pelo Instagram.
Dia das Mães movimenta quase 70% das lojas mineiras
De acordo com uma pesquisa divulgada em 2019 pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), o Dia das Mães movimenta 69,8% do comércio varejista mineiro. A pesquisa mostrou ainda que quase 40% dos comerciantes investem em divulgação ou realizam promoções no período.
Para 2020, a tendência era de crescimento no comércio. No entanto, a necessidade de distanciamento social pode ter mudado completamente esse panorama.
De acordo com o Índice de Confiança do Empresário, divulgado mensalmente pela Fecomércio MG, os empresários temem o cenário. Isso é indicado pela primeira queda no índice, depois de 8 meses em alta. Em março, o índice havia atingido o maior patamar em três anos.
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