Pesquisa aponta que, neste Dia das Crianças, 55% dos mineiros vão deixar suas compras para última hora
GOVERNADOR VALADARES – O Dia das Crianças, comemorado nesta quinta-feira (12), é uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro. A data é tradicional para presentear as crianças, com brinquedos, jogos eletrônicos, roupas, calçados e outros produtos para os pequenos. Assim como o Dia das Mães e o Natal, o Dia das Crianças é uma oportunidade para os comerciantes aumentarem suas vendas e fortalecerem seus negócios.
Uma pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG) apontou que, neste Dia das Crianças, 55% dos mineiros vão deixar suas compras para última hora. Na lista das preferências dos presentes estão os brinquedos (56%), seguido por vestuário (20%), calçados (12%), artigos eletrônicos/jogos eletrônicos (7%) e chocolates (5%).
Compras de última hora
A dona de casa Edna Garcias levou as netas para ajudar a comprar presentes para os bisnetos. Segundo ela, como foi vó coruja dos netos, os bisnetos também têm que receber o mesmo cuidado. Aliás ela deixou para comprar na última hora, mas pelo menos uma lembrancinha ela vai levar para cada um.
“Eu sempre fui uma mãe coruja dos meus filhos, e depois fui uma vó coruja dos meus netos. Agora, como bisavó, não poderia ser diferente. Eu sei que o Dia das Crianças é uma data especial para todas as crianças, e eu queria fazer com que os meus quatro bisnetos também se sentissem especiais. Eu deixei para comprar os presentes na última hora, mas eu não queria deixar passar em branco”.
Vendas superam expectativas
Israel Victor, gerente de uma loja de brinquedos que funciona no Mercado Municipal, contou que o movimento aumentou bastante e que as vendas já bateram às do último ano. Segundo ele, a loja já tem a tradição de abrir no feriado do Dia das Crianças e, neste ano, com as vendas melhores que o esperado, não será diferente.
“O movimento na loja aumentou bastante nesta semana, e as vendas já bateram às do último ano, em cerca de 20%. Estamos muito felizes com os resultados. A loja já tem a tradição de abrir no feriado, e este ano não será diferente. Estamos preparados para atender a todos os clientes que vierem até nós”, disse.
Naiara Keila é vendedora de uma loja de brinquedos e, em entrevista, ela contou que, de segunda-feira para cá, o movimento cresceu bastante e deve se estender no feriado e no final de semana, já que a loja funcionará no horário de sábado.
“O Dia das Crianças é uma data muito importante para o varejo, especialmente para as lojas de brinquedos. Todos os anos, nós esperamos um aumento no movimento e este ano não foi diferente. De segunda-feira para cá, o movimento cresceu bastante na nossa loja. Estamos recebendo muitos pais e crianças que estão procurando presentes para o Dia das Crianças e, com o movimento bom assim, abriremos normalmente durante todo o final de semana”.


Escolha do presente
Danielly Ferreira, mãe da Nataly, de apenas um ano, e da Nicole, de 11 anos, contou que gostaria de comprar brinquedos para as meninas, contudo, a bebê, que ainda não entende a importância da data, já ganhou muitos brinquedos, já a mais velha, este ano pediu roupas ao invés de brinquedos.
“Este ano, eu gostaria de comprar brinquedos para as minhas filhas, Nataly e Nicole. No entanto a Nataly ainda é bebê e ainda não entende a importância da data. Ela já ganhou muitos brinquedos neste ano de vida e, provavelmente, não vai se importar muito com os presentes. A mais velha, Nicole, já sabe que o Dia das Crianças é um dia especial e que ela deve ganhar presentes. No entanto neste ano, ela pediu roupas ao invés de brinquedos. Eu fiquei um pouco surpresa com o pedido da Nicole, mas eu respeito a vontade dela. Eu vou comprar as roupas que ela pediu e vou tentar fazer um dia especial para ela”.