Com aval da Fifa nesta semana, atacante tem chances de ser convocado para a Azzurra
O atacante João Pedro, 29 anos, é um dos principais destaques do Cagliari, equipe que disputa a primeira divisão da Itália. Atuando no clube desde 2014, o atleta, que é natural de Ipatinga, é até o momento o quarto maior artilheiro da história da equipe italiana com 82 gols marcados. Seu desempenho tem chamado a atenção no futebol italiano e seu nome é cogitado sobre uma possível convocação para defender a Itália, situação que se tornou possível com o aval da Fifa nesta semana.
A autorização da Fifa para João Pedro ser convocado era necessária, pois mesmo tendo dupla cidadania, ele atuou com a Seleção Brasileira Sub-17. Agora ele pode pintar como um dos nomes convocados pelo técnico Roberto Mancini. A seleção italiana já tem três brasileiros naturalizados que têm atuado nos últimos anos: Jorginho (volante), Rafael Toloi (zagueiro) e Emerson Palmieri (lateral-esquerdo).
A Itália está na repescagem europeia e ainda luta por uma vaga na Copa do Mundo do Catar, maior competição de seleções que acontecerá entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022. Para chegar ao Mundial, a Azzurra tem que passar por Macedônia do Norte e depois superar o vencedor do confronto entre Portugal e Turquia.
João Pedro passou pelas categorias de base do Atlético Mineiro, onde se profissionalizou. Depois de não ter muitas chances foi transferido para o Palermo, da Itália. Antes de chegar ao Cagliari, o atacante passou pelo Vitória de Guimarães (Portugal), Peñarol (Uruguai), Santos (Brasil) e Estoril (Portugal). Nos últimos dias, seu nome tem sido falado em uma possível transferência para o Palmeiras.