por THIAGO FERREIRA COELHO
thiago@drd.com.br
A Apiki, agência responsável pela reformulação do portal do Diário do Rio Doce, reuniu estudantes e profissionais de programação neste sábado, dia 18, e propôs um desafio: desenvolver, ao longo de uma tarde, um aplicativo para que leitores do DRD proponham notícias para o site. Além de proporcionar mais interatividade aos leitores, o desafio – chamado de Hackaton – também servirá para a Apiki selecionar candidatos para trabalhar em seu time de desenvolvedores.
Cerca de dez programadores se apresentaram para o Hackaton e se dividiram em equipes, que contaram com apoio de profissionais da Apiki. Segundo o líder técnico de infraestrutura e hospedagem da agência, Mesaque Soares da Silva, a melhor proposta será escolhida, aprimorada, e deve ser implementada em breve.
“O Hackaton é um desafio que veio trazer para a nossa cidade mais interação entre o Diário e o cidadão. A ideia é desenvolver um aplicativo em que o cidadão possa postar uma notícia do seu bairro, inclusive denúncias de cunho político ou social. O cidadão passa a interagir diretamente com o site e, a partir do aplicativo, cria notícias para o site”, explicou Mesaque. Ele acrescenta que as propostas dos leitores serão avaliadas antes de serem aprovadas para publicação.
Um dos participantes do Hackaton foi o estudante do segundo período de Sistemas de Informação, Rinacimar Eller Ferreira Machado, que aprovou o tema do desafio: “Esse aplicativo é uma ideia boa, deixa o cidadão propor notícias e ajuda o trabalho do Diário”.
Para ele, o Hackaton é uma oportunidade de aprender mais sobre programação. A possibilidade de ser chamado para trabalhar na Apiki também é uma motivação. “De início, tive a curiosidade de aprender mais em programação e aumentar meu conhecimento. Eu vi que a Apiki estava contratando, e eu tenho interesse em trabalhar com eles, então foi uma oportunidade de aprender e trabalhar em um lugar que eu tenho interesse”, disse o estudante.