Desembargadores da região do Vale do Rio Doce são empossados pelo TJMG

Durante solenidade no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, tomaram posse oito novos desembargadores. De acordo com o TJMG, os empossados – três deles pertencentes à região do Vale do Rio Doce – foram eleitos, respectivamente, pelos critérios de merecimento e antiguidade.

Os novos desembargadores do TJMG são: Rui de Almeida Magalhães e Maria Cristina Cunha Carvalhaes; Fábio Torres de Sousa e Danton Soares Martins; Luzia Divina de Paula Peixoto e Cristiano Álvares Valladares do Lago; Âmalin Aziz Sant’Ana e Maria das Graças Rocha Santos.

Três dos empossados são da nossa região

Rui de Almeida Magalhães é natural de Timóteo e passa a integrar a 5ª Câmara Criminal. Ele ingressou na magistratura em setembro de 1997 e já atuou nas comarcas de Nanuque, Formiga, Contagem e Belo Horizonte. Além de juiz auxiliar da Presidência do TJMG, foi um dos coordenadores do projeto Pontualidade.

A juíza Maria Cristina Cunha Carvalhaes nasceu em Peçanha e iniciou sua carreira em abril de 1992. Em sua trajetória, atuou nas comarcas de Coronel Fabriciano, Araxá, Divinópolis e Belo Horizonte, onde respondia, até a promoção, pela Vara de Precatórias Cíveis. No TJMG, a magistrada vai compor a 2ª Câmara Cível.

Nascido em Caratinga e juiz desde agosto de 1993, Fábio Torres de Sousa se incorpora à 5ª Câmara Cível. Ele passou pelas comarcas de Sabará, Araçuaí, Ipatinga e Belo Horizonte, tendo sido titular da 1ª Vara de Feitos Tributários do Estado de Minas Gerais até sua convocação para substituir vaga de desembargador na 8ª Câmara Cível.

Saudação aos novos integrantes

Na saudação aos novos integrantes da Casa, o presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, destacou que eles corresponderam à vocação e percorreram jornadas repletas de incertezas, adversidades e renúncias, mostrando-se vitoriosos e à altura do compromisso que prestaram. “É sempre uma alegria quando magistrados experientes, íntegros e operosos se somam à nossa força de trabalho”, disse. O presidente enfatizou, ainda, que eles comungam de princípios que sustentam o Tribunal de Justiça, como ética, respeito, transparência e produtividade.

“Alguns anos atrás, resolveram abraçar a magistratura e assumir a delicada e complexa missão de distribuir justiça. Formaram-se em Direito, enfrentaram um concurso concorrido, foram aprovados e iniciaram o exercício. Cada um recorda os obstáculos que precisou enfrentar. Na posse, eram juízes e juízas tomados por um misto de entusiasmo e medo, sentimento que nos atinge diante do novo. Ouso dizer que ainda se lembram da primeira sentença que proferiram e das esperanças que nutriam de contribuir para o bem comum.”

O presidente Gilson Lemes discorreu sobre mudanças, começos e recomeços, despedidas, adaptações e obrigações da tarefa de julgador, como a dedicação e o estudo permanente, a sensibilidade, a capacidade técnica e a responsabilidade. “Eles se debruçaram diariamente sobre páginas carregadas de dramas humanos, de conflitos, de gritos por justiça. Na solidão de decidir destinos, buscando a mais justa interpretação das leis, trilharam suas trajetórias profissionais com brilhantismo, como verdadeiros apóstolos”, ponderou.

Segundo ele, o momento atual é de grandes desafios, mas o Judiciário mineiro tem tentado equilibrar a continuidade da prestação jurisdicional, com qualidade e celeridade, e o cuidado com a saúde de todos. “Já estamos há dois anos enfrentando a pandemia de covid-19, que tem exigido de todos nós o abandono de velhas práticas, a adoção de novas formas de trabalho e a reinvenção da maneira como nos relacionamos em comunidade. A crise sanitária tem testado profundamente nossa capacidade de resiliência, nossa disposição para buscar soluções inovadoras e nossa competência para tomar decisões rápidas e corajosas. Por isso, esses colegas agregam valor à instituição.”

Presidente profere discurso em solenidade em auditório
O presidente ressaltou as qualidades dos empossandos e a contribuição que eles trazem ao TJMG (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

O superintendente administrativo adjunto, desembargador José Arthur Filho, entregou a botoneira do Tribunal de Justiça aos novos desembargadores. Também estiveram presentes compondo a mesa de honra: o 1º vice-presidente, desembargador José Flávio de Almeida; o 2º vice-presidente, desembargador Tiago Pinto; o 3º vice-presidente, desembargador Newton Teixeira Carvalho; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo; o vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Antônio Carlos Arantes, representando o presidente da ALMG, Agostinho Patrus; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Marcos Lincoln dos Santos; o ex-presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais; o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), juiz Luiz Carlos Rezende e Santos. Com informações do TJMG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Deslizamento de terra deixa dois homens soterrados

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Na tarde desta quinta-feira (19), por volta das 14h, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) foi acionado para atender uma ocorrência