TIMÓTEO – O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) lançou nesta terça-feira (30) o edital para a contratação do projeto executivo do Contorno de Timóteo, uma das obras viárias mais aguardadas do Vale do Aço. O valor do projeto está orçado em R$ 6,3 milhões, com prazo de execução estimado em 12 meses. A obra completa tem investimento previsto de aproximadamente R$ 155 milhões.
Detalhes do projeto
A nova via terá cerca de 20 km de extensão, ligando o entroncamento com a LMG-760, próximo ao distrito de Cava Grande, até a BR-381. O traçado contará com:
- 6 estruturas especiais (pontes e viadutos), totalizando 1.010 metros de extensão;
- Obras de contenção em área de 3.900 m²;
- 6 interseções em nível e 2 interseções em dois níveis;
- Estudos geotécnicos e ambientais para viabilizar a execução.
Impacto para o Vale do Aço
O contorno tem como objetivo principal retirar o tráfego intenso — especialmente de caminhões — do centro de Timóteo, melhorando a mobilidade urbana e aumentando a segurança viária.
Para o vice-governador de Minas, Mateus Simões, a obra será decisiva para a qualidade de vida da população:
“Esta é uma obra extremamente importante para tirar o trânsito intenso, inclusive de caminhões, do centro da cidade. Vai garantir mais mobilidade e mais segurança, tanto para os motoristas quanto para os moradores da região.”
O diretor-geral do DER-MG, Matheus Novais, reforçou que o empreendimento reafirma o compromisso do Governo de Minas com a infraestrutura:
“Esperamos concluir o processo licitatório em breve para iniciar os trabalhos do projeto executivo, seguido pela licitação da obra em si, etapas essenciais para o início da construção do contorno de Timóteo.”
Desenvolvimento regional
Além de melhorar a mobilidade, o Contorno de Timóteo deve impulsionar a economia do Vale do Aço, facilitando a logística, o escoamento da produção e o acesso ao Parque Estadual do Rio Doce, um dos principais atrativos turísticos da região.







