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DER-MG lança edital para projeto do Contorno de Timóteo, obra orçada em R$ 155 milhões

Obra de 20 quilômetros contemplará pontes, viadutos e interseções que vão aprimorar a mobilidade da região - FOTO: DER-MG

TIMÓTEO – O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) lançou nesta terça-feira (30) o edital para a contratação do projeto executivo do Contorno de Timóteo, uma das obras viárias mais aguardadas do Vale do Aço. O valor do projeto está orçado em R$ 6,3 milhões, com prazo de execução estimado em 12 meses. A obra completa tem investimento previsto de aproximadamente R$ 155 milhões.

Detalhes do projeto

A nova via terá cerca de 20 km de extensão, ligando o entroncamento com a LMG-760, próximo ao distrito de Cava Grande, até a BR-381. O traçado contará com:

  • 6 estruturas especiais (pontes e viadutos), totalizando 1.010 metros de extensão;
  • Obras de contenção em área de 3.900 m²;
  • 6 interseções em nível e 2 interseções em dois níveis;
  • Estudos geotécnicos e ambientais para viabilizar a execução.

Impacto para o Vale do Aço

O contorno tem como objetivo principal retirar o tráfego intenso — especialmente de caminhões — do centro de Timóteo, melhorando a mobilidade urbana e aumentando a segurança viária.

Para o vice-governador de Minas, Mateus Simões, a obra será decisiva para a qualidade de vida da população:

“Esta é uma obra extremamente importante para tirar o trânsito intenso, inclusive de caminhões, do centro da cidade. Vai garantir mais mobilidade e mais segurança, tanto para os motoristas quanto para os moradores da região.”

O diretor-geral do DER-MG, Matheus Novais, reforçou que o empreendimento reafirma o compromisso do Governo de Minas com a infraestrutura:

“Esperamos concluir o processo licitatório em breve para iniciar os trabalhos do projeto executivo, seguido pela licitação da obra em si, etapas essenciais para o início da construção do contorno de Timóteo.”

Desenvolvimento regional

Além de melhorar a mobilidade, o Contorno de Timóteo deve impulsionar a economia do Vale do Aço, facilitando a logística, o escoamento da produção e o acesso ao Parque Estadual do Rio Doce, um dos principais atrativos turísticos da região.

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