O Democrata terá uma tarefa bastante complicada diante do América, neste sábado (11), às 18h, no Estádio Independência. O jogo é válido pela quinta rodada do Campeonato Mineiro e pode ser decisivo para o time alvinegro, que, aliás, não vence o adversário desde março de 2009.
Este será o 60º duelo entre as equipes pelo Estadual. Nas outras 59 partidas, foram 8 vitórias para a Pantera e 33 para o Coelho, além de 18 empates. O primeiro duelo entre os clubes aconteceu já na estreia do Democrata no Campeonato Mineiro, em fevereiro de 1969.
O jogo foi em Belo Horizonte, no Independência. Na época, o estádio já era a casa oficial do torcedor americano. A partida terminou em 3 a 0 para os donos da casa. Mas no segundo turno, jogando em Valadares, o alvinegro venceu o América por 1 a 0.
O último embate entre os times aconteceu na edição passada do Estadual e terminou com uma vitória do time americano por 2 a 0, com gols dos atacantes Wellington Paulista e Felipe Azevedo.
Para o Democrata, a vitória é crucial para retomar a primeira colocação no grupo C. O Tombense, atualmente, é o líder do grupo, após vencer o Patrocinense por 2 a 1, na última quarta-feira (8). Os dois times possuem 6 pontos, no entanto, a Pantera tem uma vitória a menos que o time de Tombos.