Fábio Velame e Kissyla F. Pires
Técnico projeta elenco forte e competitivo para o próximo ano
GOVERNADOR VALADARES – O Democrata iniciou a preparação para a temporada 2026 com foco na permanência no Módulo I do Campeonato Mineiro. O técnico Wladimir Araújo retorna ao clube para sua terceira passagem, destacando a confiança da diretoria, a identificação com a cidade e a torcida, e a importância da chegada da SAF, que deve reforçar a estrutura financeira.
“A gente agradece, primeiramente, a confiança do presidente e a amizade muito grande que tenho com ele. Quando terminou o ano de 2025, ele já deixou acertada a minha volta em 2026. Então, fico muito feliz. É um clube com o qual me identifiquei bastante na cidade, e tem uma torcida que acompanha e apoia muito o time. Estamos felizes por retornar e esperamos repetir o sucesso que tivemos nas duas passagens anteriores, agora nesta terceira”, afirmou Wladimir.
Sobre a montagem do elenco, o treinador explicou que buscou equilíbrio entre jovens e atletas experientes. “É, a gente procurou ter esse equilíbrio no time, né, combinando jogadores jovens com jogadores experientes. A ideia nossa é justamente essa: ter equilíbrio. Por isso, voltamos com esses três atletas que já estavam com a gente — o Thulio, o Lucas Evangelista e o Luís Felipe (Felipe Alves) — que jogaram conosco em 2025, além de alguns jogadores que já conhecíamos de confrontos anteriores. Alguns já trabalharam comigo, são atletas da nossa confiança. Claro que os que a gente não conhecia, buscamos informações sobre eles também. Então esperamos formar uma equipe forte e equilibrada para o ano de 2026.”
Com a tabela do Campeonato Mineiro divulgada, Wladimir analisou os desafios do torneio. “Sim, a gente sabe que a dificuldade é grande. É um campeonato curto, de tiro curto: são 8 jogos. Temos que fazer nossos 10 ou 11 pontos rapidamente para ficar tranquilo em relação ao rebaixamento e, depois, pensar nas vagas das competições nacionais, como a Copa do Brasil, Série D, além do Troféu Inconfidência. Se classificarmos, já brigamos por esse objetivo também. Então, sabemos da responsabilidade que é — é um campeonato curto — mas estamos confiantes. Sabemos que é muito equilibrado; tirando os grandes, que têm um poder financeiro muito alto, nossa folha [salarial] é uma das menores da competição. Mas isso não entra em campo. A confiança é grande nessa montagem do elenco, juntamente com o Rafael Caldeira, e a esperança é de fazermos um grande campeonato.”
O comandante alvinegro também se dirigiu diretamente aos torcedores. “É, o que eu posso dizer é que a gente vai entrar para buscar nossos objetivos. Primeiro, é permanecer no estadual e buscar as vagas nacionais. Mas quero passar para o torcedor a confiança que temos neste grupo”.
SAF chega ao Democrata
Araújo ainda confirmou que a chegada da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) vai trazer melhorias estruturais e financeiras para o clube. Embora ainda não haja informações oficiais sobre o acionista principal, a imprensa já aponta o empresário Gustavo Perrella como o provável responsável. A informação foi divulgada em primeira mão pelo jornalista Osmar Xavier, do programa Toque de Letra, da TV Rio Doce, e confirmada pela equipe do Diário do Rio Doce.
“Essa questão da SAF e a estrutura que chegou ao clube também vão nos ajudar bastante, principalmente na parte financeira. Isso facilita a montagem do elenco, e ter um calendário definido ajuda na contratação dos atletas”, afirmou o treinador.
Até o momento, a Pantera não divulgou oficialmente a lista de reforços, nem permitiu a presença da imprensa no primeiro treino. Segundo o gerente de futebol Rafael Caldeira, ainda será realizado um evento oficial para apresentação dos jogadores e detalhamento da SAF, mas a data ainda está sendo definida.
Nomes confirmados
A equipe valadarense já confirmou o retorno de três atletas que fizeram parte do plantel de 2025. O goleiro Thulio, titular na última temporada, estava no ABD Futebol Clube, da 3ª divisão do Campeonato Goiano. O lateral-direito Lucas Evangelista retorna após uma passagem pelo Gaucho, de Passo Fundo (RS). Já o zagueiro/volante Luis Felipe, que também passou pelo alvinegro em 2025, retorna do Real Noroeste, de Águia Branca (ES).
Além deles, o atacante Richard Luca, que coleciona passagens por Santos e Goiás, confirmou em suas redes sociais o contrato com o time valadarense. Ele chega ao Democrata após um período jogando pelo Yangpyeong, da Coreia do Sul.








Comments 1
Até que enfim noticias do ECD, a imprensa deveria dar mais destaque, pois tem muitos torcedores que moram fora de GV e são torcedores da Pantera