GOVERNADOR VALADARES – A estreia do Democrata no Campeonato Mineiro foi um banho de água fria para os torcedores da Pantera. O time de Governador Valadares abriu o placar da partida, mas viu e sentiu o Itabirito reagir no jogo e fazer três gols. A derrota por 3×1, na noite desta quarta-feira (24), ligou o sinal de alerta para o Democrata que terá que convencer a sua torcida que a primeira partida foi apenas um ponto fora da curva. Em seu mando de campo, no estádio José Mammoud Abbas, em Governador Valadares, a Pantera viu o Gato transformar o Mamudão no seu habitat natural.
1º Tempo
Em um primeiro tempo com pouca criatividade de ambas as equipes, o Democrata se saiu melhor, não apenas no saldo de gol, mas também no seu desempenho em campo. Como mandante, a Pantera não perdeu tempo e aos 2 minutos já buscou o gol, em uma jogada de disputa na pequena área. O camisa 5 do Democrata, Jorge Pedra, cabeceou para o gol, mas com um tapa de leve o goleiro do Itabirito tirou.
A Pantera seguiu pressionando nos minutos seguintes, mas sem criar muitas ameaças ao gol adversário. O Itabirito também tentou revidar as investidas do Democrata; a partida se concentrou na disputa de posse de bola e nas jogadas pelas laterais. O Gato não facilitou para a Pantera, que durante o primeiro tempo se empenhou em desarmar as jogadas do Democrata, principalmente com faltas.
Antes dos 15 minutos, o Democrata conseguiu balançar as redes do Itabirito, mas, depois de consulta ao VAR pela arbitragem, o gol foi anulado. Depois disso o jogo seguiu morno, sem muitos perigos aos gols. O goleiro Elias, do Itabirito, foi o mais acionado, mas jogando com o pé. O time visitante optou por colocar a bola no chão e jogar com o seu goleiro nas saídas de bola.
Aos 34 minutos o Democrata abre o placar no Mamudão. Com assistência de Richard, o meia Pedro Oliveira conseguiu sair da marcação do Itabirito e finalizar com o pé direito do meio da área para o centro do gol. 1×0 Democrata. Após marcar na partida, a Pantera conseguiu segurar as ofensivas do Itabirito até o final do primeiro tempo.
2º Tempo
No segundo tempo o que se viu foi um outro jogo. O Itabirito volta para a etapa final da partida mais consciente do que precisa fazer em campo e com um esquema tático diferente do que apresentou no primeiro tempo. O time conseguiu aproveitar as falhas do Democrata e converter em gols, que culminou no resultado final.
A Pantera viu, diante dos seus olhos, o Itabirito, não somente construir, mas também executar uma reação com direito a uma virada no placar muito convincente. Se no primeiro tempo havia algum tipo de equilíbrio entre as duas equipes, as mudanças de Marcelo Caranhato (técnico do Itabirito) no intervalo desestabilizaram completamente o time do Democrata. O treinador colocou em campo Branquinho, camisa 14, substituindo Rondinelly, camisa 10; e também tirou Johnatan Cardoso, que foi substituído por Andrey, camisa 17.
O time visitante precisou de apenas 4 minutos para igualar o placar. Em uma jogada onde o Itabirito conseguiu tocar a bola dentro da área, a defesa do Democrata ficou perdida. No meio da bate e rebate, o goleiro da Pantera conseguiu defender um chute direto para o gol, mas na sobra a bola bateu no zagueiro do Democrata, Iago Furtado, que acabou no fundo do gol. Foi assim numa sequência de erros, na qual a Pantera não conseguiu se livrar da bola dentro da área, que o Itabirito fez 1×1 no Mamudão.
Com 25 minutos de jogo, o condicionamento físico e psicológico dos jogadores da Pantera já não parecia ser mais o mesmo. Ainda com o placar empatado, o Democrata não consegue acompanhar o ritmo imposto pelo Itabirito. Então, Gian Rodrigues (técnico do Democrata) recorre às substituições; foram três jogadores substitutos de uma só vez. Entrou em campo Goldenson, substituindo Bruno Vieira; Morotó substituindo Gutinho; e Luann substituindo Weslen. Quatro minutos depois foi a vez do Itabirito mexer mais uma vez. Sai Claudinei e entra Gustavo; também entra em campo Dudu Albaceta, substituindo Erick Salles.
Aos 32 minutos, em uma jogada de bola parada – cobrança de escanteio – Lucas Costa disputa a bola de cabeça do meio da área e acerta no centro do gol. Democrata 1×2 Itabirito.
Com o segundo gol, o Democrata desmorona em campo e tem dificuldade de reagir. Com exceção de uma outra roubada de bola no campo de ataque e algumas jogadas individuais, chegar até o gol Itabirito se tornou uma corrida muito distante. A chuva engrossou e não deu trégua para os dois times, mas a essa altura da partida o campo pesado foi apenas um mero detalhe para a derrota da Pantera. O Itabirito seguiu fazendo o seu jogo e em alguns momento subindo a marcação, sufocando o Democrata no campo de defesa.
Já nos acréscimos, faltando dois minutos para terminar a partida, o árbitro marcou pênalti a favor do Itabirito. Um dos defensores da Pantera tentou bloquear um chute dentro da área e a bola acabou batendo no braço. Bryan, capitão do Itabirito, ampliou a vitória do time visitante. Na cobrança de pênalti, o camisa 15 finalizou forte com o pé esquerdo. Democrata 1×3 Itabirito.
Após o término da partida, a Assessoria de Comunicação do Democrata informou que a comissão técnica não iria se manifestar sobre o resultado e o desempenho do time na partida. Um coletiva de imprensa está marcada para a tarde desta quinta-feira (25), às 14h, no Mamudão.
Próximo jogo
O Democrata volta a campo no domingo, dia 28; o adversário é o Atlético. Falar que será um jogo difícil será chover no molhado, mas agora resta acompanhar qual será o desempenho da Pantera em campo contra o Galo, no estádio da Arena MRV, às 16h. Já o Itabirito recebe no Independência, às 11h, em Belo Horizonte, o Villa Nova.