Defesa Civil alerta para o risco de pancadas de chuvas em Manhuaçu

A Defesa Civil de Manhuaçu emitiu um comunicado de alerta no início da tarde desta segunda-feira (6), devido à grande possibilidade de chuvas intensas e severas para os próximos dias no município.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a previsão do tempo indica chuvas de 50mm ou mais, com pancadas de chuva a todo momento e possibilidade de rajadas de vento de até 100 quilômetros por hora nesta segunda (6) e terça-feira (7).

A Defesa Civil também pede cautela à população durante o período chuvoso, no qual pode ocorrer alagamentos, inundações e deslizamentos de terra.  

Para amenizar os riscos, algumas medidas devem ser tomadas:

Mantenha telhados e calhas limpos; limpe também ralos e drenagens de rede pluvial; não deixe que remédios tenham contato com a chuva, o que causa contaminação da água; no trânsito, evite trafegar em pistas inundadas e alagadas; não tente atravessar enxurradas; não se aproxime de cabos elétricos molhados ou arrebentados.

Se você mora em locais com risco de deslizamentos, fique atento:

Observe se suas portas e janelas se fecham sem dificuldade; se o piso apresenta algum desnível; se existem árvores ou postes que estejam inclinados indevidamente; se a residência está próxima de taludes, observar se o mesmo apresenta rachaduras ou alguma outra deformidade.

A Defesa Civil emite alertas via SMS. Para receber a mensagem confirmando que você se encontra em uma área de risco, basta enviar o CEP da sua residência ou local desejado, via mensagem de texto (SMS), para o número 40199.

Em caso de emergência, acione os Bombeiros pelo telefone 193.

Informações: Defesa Civil de Manhuaçu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Deslizamento de terra deixa dois homens soterrados

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Na tarde desta quinta-feira (19), por volta das 14h, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) foi acionado para atender uma ocorrência