GOVERNADOR VALADARES – A forte chuva que atingiu Porto das Cachoeiras (antigo Santo Antônio do Porto), distrito de Governador Valadares, causou inúmeros estragos em ruas e casas, que foram inundadas por água e lama. De acordo com a Defesa Civil, na noite dessa quarta-feira (21) o volume de chuva foi de aproximadamente 130 mm.
Um casal, de 60 e 50 anos, ficou ilhado, em razão da cheia do Rio Suaçuí Pequeno por ocasião do alto volume de chuvas, e precisou ser resgatado pela equipe do Corpo de Bombeiros. Para o resgate, os bombeiros utilizaram barco com motor. Segundo a Defesa Civil, o casal ficou desalojado, mas já retornou para a casa ainda nesta quinta-feira (22).
Na madrugada de quinta (22) também houve o registro de deslizamentos de terra ocorridos na MGC-259, a aproximadamente 34 Km de Governador Valadares, sentido Sardoá. Segundo o Corpo de Bombeiros, três ônibus, pertencentes aos municípios de Sardoá e Coroaci, que transportavam estudantes durante a noite para Governador Valadares, foram impedidos de retornarem às suas cidades de origem e passaram a noite estacionados na via. Alguns dos passageiros conseguiram retornar para casa com ajuda de outras pessoas, avançando até determinados pontos a pé e embarcando em outros veículos.
Até o momento, as regiões mais afetadas foram Porto das Cachoeiras e Brejaubinha
De acordo com a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), a ponte que dá acesso à entrada de Brejaubinha ficou com a estrutura parcialmente comprometida. O trecho fica a aproximadamente 40 minutos de Governador Valadares, no km 207 da rodovia. Além disso, é a principal rota para quem está em Governador Valadares com destino a Guanhães.
Além das condições instáveis da ponte, dois pontos no trecho entre Governador Valadares e Brejaubinha ficaram completamente interditados por causa da queda de barreiras. A suspensão no trânsito aconteceu na parte da manhã, mas, segundo o DER-MG (Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais), os dois trechos da MGC-259 com queda de barreiras já foram liberados.
A Defesa Civil realizou vistorias nas casas inundadas em Porto das Cachoeiras, e segue prestando a assistência necessária às famílias atingidas e providenciará o envio de ajuda humanitária. Nos casos de risco iminente, os moradores estão recebendo suporte e encaminhamento para um local seguro. Caminhões-pipa estão sendo enviados e também maquinário necessário para a limpeza das vias e casas afetadas.
Apesar da interdição em Brejaubinha, não foram registrados maiores problemas no distrito. Na sexta-feira (23), a Defesa Civil irá fazer a entrega de cestas básicas a comunidade de Porto das Cachoeiras.