Painel Suase será atualizado mensalmente e trará dados de atendimentos nas áreas de educação, saúde e profissionalização, entre outros
Ontem (18), a Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase) tornou disponível no site da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) o Painel Suase. As informações serão atualizadas mensalmente e a página contará com infográficos trazendo informações sobre os atendimentos realizados pela pasta no mês anterior.
Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a consolidação de dados e informações é de extrema importância para o planejamento e execução das medidas socioeducativas, pois permite uma avaliação mais confiável das unidades do sistema socioeducativo mineiro.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, participou do evento de lançamento da plataforma, ocorrido nessa quinta-feira (18), na Cidade Administrativa. Em seu pronunciamento, Greco destacou o bom desempenho da atual gestão da Suase. “O subsecretário Leandro Almeida foi um acerto para a Suase. O Leandro conhece os problemas da ponta e as dificuldades. Com certeza, este é um projeto de sucesso. Publicizar é mais que uma obrigação. Se estivermos certos, parabéns para todos. Se estivermos errados, temos que consertar, e, no que precisarem, contem comigo. Estamos aqui para fazer com que o sistema funcione. Conhecemos os problemas por dentro e Minas está saindo na frente de outros estados. Em Minas temos que ser exemplo”, pontuou Greco.
Para o subsecretário de Atendimento Socioeducativo, Leandro Almeida, a publicação das avaliações é motivo de êxito e reforça a transparência entre os setores. “Significa publicidade nos dados da política socioeducativa, que, como uma política pública finalística e transversal, precisa assumir aspectos da intersetorialidade presente na administração pública moderna. Pautando-se na transparência e, por ela, qualificando a articulação entre sujeitos de setores diversos, com diferentes saberes e poderes, com vistas a enfrentar problemas complexos, como o da criminalidade juvenil”, afirma Leandro.
Os dados são consolidados mensalmente pela Diretoria de Planejamento e Monitoramento Socioeducativo. As unidades socioeducativas devem enviar os dados até o 7° dia corrido do mês posterior, os quais serão disponibilizados posteriormente no site da Sejusp.
Segundo a superintendente de Gestão Administrativa, Sarah Cristina de Sales Mourão, o objetivo é fomentar o desenvolvimento da cultura de transparência e controle social na administração pública. “Com a publicação, almeja-se promover a política de atendimento socioeducativo do estado de Minas Gerais, evidenciando qualitativamente a avaliação do atendimento aos adolescentes nas unidades socioeducativas da Suase, de forma simples e compreensível”, destaca Sarah.
A avaliação periódica do atendimento é baseada nos eixos de cumprimento das medidas socioeducativas dispostas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). O sistema de coleta e monitoramento próprio é chamado de Painel Suase e conta com o resumo dos índices e indicadores avaliados.
Os Índices SUASEPlan foram desenvolvidos para avaliar qualitativamente o atendimento aos adolescentes nas unidades socioeducativas da Suase. São usados os seguintes índices: Ensino, Esporte e Cultura, Família, Saúde, Profissionalização, Segurança, Plano Individual de Atendimento (PIA) Pactuado e Atendimento Técnico, com Psicólogo, Pedagogo, Assistente Social, Terapeuta Ocupacional e Assistente Jurídico. Com informações da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp)