[the_ad id="288653"]

Curso capacita produtores para implantação do cultivo de cacau no Vale do Rio Doce

FOTO: Divulgação/Sistema Faemg Senar

CARATINGA – Teve início nesta quarta-feira (4) e segue até sexta-feira (6) o curso Trabalhador da Cultura de Cacau/Implantação e Manejo Convencional, promovido pelo Sistema Faemg Senar, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Caratinga. A capacitação gratuita reúne 12 produtores rurais e representa um passo importante para a introdução do cultivo de cacau no Vale do Rio Doce. As atividades acontecem das 8h às 17h, na Fazenda Mãe Admirável.

Ministrado pelo engenheiro agrônomo, cacauicultor e professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Genelício Rocha, o curso aborda todas as etapas da cadeia produtiva do cacau, desde a implantação da lavoura até a colheita, pós-colheita e comercialização. Entre os conteúdos trabalhados estão preparo do solo, correção e adubação, tratos culturais, poda, controle de pragas e doenças, processamento das amêndoas, além de noções sobre fermentação e produção de cacau comum e para chocolate fino.

De acordo com o instrutor, o cultivo do cacau tem avançado para áreas consideradas não tradicionais. “Minas Gerais já soma cerca de 500 hectares cultivados, especialmente no Norte e Nordeste do estado, como no Vale do Jequitinhonha, por exemplo, e agora aqui, no Leste de Minas Gerais. O clima e o solo são favoráveis em praticamente todo o Norte, Leste e cerrado mineiro, e a cultura apresenta alto potencial de rentabilidade, geração de emprego e renda”, destacou.

Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Caratinga, Roberto Aquino, a iniciativa destaca a diversificação da produção regional. “O cacau surge como uma alternativa promissora para o produtor rural do Vale do Rio Doce. A expectativa é ampliar oportunidades e fortalecer novas cadeias produtivas”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM