BELO HORIZONTE – O Cruzeiro derrotou o América por 2 a 0 na noite desse domingo (8), no Mineirão, em Belo Horizonte, em clássico válido pela penúltima rodada da fase classificatória do Campeonato Mineiro. Com dois gols de Kaio Jorge, a equipe celeste retomou a liderança do Grupo C, alcançando 12 pontos, e também passou a ter a melhor campanha geral do Estadual até o momento.
O Cruzeiro abriu o placar logo no início da partida. No primeiro minuto de jogo, Gerson recebeu passe dentro da área e foi derrubado pelo goleiro Gustavo. O árbitro marcou pênalti, e Kaio Jorge cobrou com segurança, batendo no meio do gol para fazer 1 a 0, aos três minutos.
Mesmo com o gol cedo, o confronto seguiu equilibrado, com as duas equipes encontrando dificuldades para furar as defesas adversárias. O gramado, visivelmente encharcado, deixou o jogo mais físico e com disputas duras, reduzindo o número de jogadas trabalhadas.
Aos 36 minutos do primeiro tempo, o Cruzeiro ampliou. Arroyo apareceu pela direita do ataque e cruzou na área. Christian, na segunda trave, escorou de cabeça, e Kaio Jorge, bem posicionado na pequena área, apenas completou para o gol. O lance chegou a ser revisado pelo VAR, mas foi confirmado.
Na segunda etapa, a dinâmica da partida se manteve, com um jogo truncado e poucas oportunidades claras. O América assustou em duas finalizações de fora da área com Val Soares. Já o Cruzeiro teve as melhores chances em um chute de média distância de Matheus Pereira e em uma finalização de Kaio Jorge da entrada da área, ambas defendidas pelo goleiro americano.
Última rodada
Na última rodada da fase classificatória, todos os jogos serão disputados no sábado (14), às 19h. O Cruzeiro depende apenas de si para garantir a classificação e enfrenta a URT, líder do Grupo A com 11 pontos, na Arena DB, em Patos de Minas.
Mesmo com a derrota no clássico, o América também depende somente de seus próprios resultados para avançar às semifinais. O Coelho lidera o Grupo B, com 12 pontos, e encara o North no Independência, em Belo Horizonte. A equipe de Montes Claros é a vice-líder do grupo C e ainda está na briga por uma vaga às semifinais da competição.
O Atlético, que empatou por 1 a 1 com o Athletic no sábado (7), na Arena MRV, segue na vice-liderança do Grupo A. Apesar de somar os mesmos 11 pontos da URT, a equipe comandada por Jorge Sampaoli leva desvantagem no número de vitórias. Na rodada decisiva, o Galo enfrenta o Itabirito no estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima.
O Itabirito ocupa a terceira colocação do Grupo C, com sete pontos, e entra em campo lutando tanto contra o rebaixamento quanto por uma vaga no Troféu Inconfidência.
O Democrata terá um confronto direto contra o rebaixamento diante do Betim, no estádio Mamudão, em Governador Valadares. A Pantera soma sete pontos e ocupa a lanterna do Grupo A, enquanto o Betim tem seis pontos, é o último colocado do Grupo B e aparece com a segunda pior campanha geral do campeonato, estando atualmente na zona de rebaixamento. Apesar da situação difícil de ambas as equipes, Democrata e Betim ainda possuem chances de classificação para o Troféu Inconfidência.
Uberlândia e Pouso Alegre também protagonizam um duelo decisivo, que pode valer vaga nas semifinais ou no Troféu Inconfidência. O time do Triângulo Mineiro se recuperou na competição ao vencer os dois últimos jogos, chegou aos nove pontos e ocupa a terceira colocação do Grupo A. Apesar de ainda ter um risco remoto de rebaixamento, a equipe segue na disputa por uma vaga nas semifinais e aparece forte na briga pelo Troféu Inconfidência.
O Pouso Alegre não corre mais risco de rebaixamento e, mesmo ocupando a terceira posição do Grupo B, com dez pontos, entra na rodada final com dois objetivos, garantir vaga no Troféu Inconfidência ou até mesmo avançar às semifinais do Campeonato Mineiro.
Athletic e Tombense se enfrentam na Arena Sicredi, em São João del-Rei. O Esquadrão de Aço ocupa a lanterna do Grupo C, com seis pontos, e possui a pior campanha da competição. Apesar de ainda ter chances remotas de classificação para o Troféu Inconfidência, o foco da equipe está em evitar o rebaixamento.
Já o Tombense, vice-líder do Grupo B, com 11 pontos, segue na briga por uma vaga nas semifinais do Estadual. Caso não consiga avançar, o time de Tombos já tem assegurada a classificação para o Troféu Inconfidência.







