Clube também faz mudanças no departamento de futebol
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Depois de anunciar a saída do diretor Alexandre Mattos, cuja contratação nem sequer havia sido oficializada, o Cruzeiro pode também se despedir prematuramente de reforços que não chegaram a desembarcar em Belo Horizonte. O choque de gestão prometido por Ronaldo Nazário, ao se tornar sócio majoritário da equipe mineira, passa pela renegociação de acordos fechados pela diretoria antes da venda das ações. A meta do Fenômeno é enxugar a folha salarial do departamento de futebol em 60%.
As conversas com os empresários já foram iniciadas, e algumas delas podem até parar na Justiça. Os interlocutores do zagueiro Sidnei, contratado recentemente junto ao Real Betis, sinalizaram que não aceitariam a redução dos valores acertados previamente. Conduzida por Mattos, a contratação de Sidnei foi anunciada nas redes sociais. “A temporada 2022 promete, Nação Azul”, publicou o Cruzeiro em 13 de dezembro. Agora, o clube comunicou ao atleta que não poderá arcar com os salários e prêmios prometidos.
O jogador de 32 anos atuou na Europa nas últimas 13 temporadas, com passagens por Benfica, Besiktas, Espanyol, Deportivo La Coruña e Betis. Ele receberia os maiores vencimentos dentre os novos reforços do time mineiro. Na avaliação dos empresários, Sidnei tem outras opções no mercado e não ficará no Cruzeiro se o acordo for descumprido. Nesse caso, eles indicaram que deverão cobrar uma indenização na Justiça.
Representantes do zagueiro Ramon, que já faz parte do elenco da Raposa há dois anos, também indicaram que não irão aceitar. O vínculo com o zagueiro de 26 anos vai até 2023, e, portanto, ele terá valores pendentes a receber em caso de dispensa. As tentativas de corte nos gastos abrangem os jogadores mais caros do atual elenco – como Ramon, o goleiro Fábio, o volante Rômulo e o atacante Marcelo Moreno – e os novos reforços negociados pela antiga gestão.
Além de Sidnei, foram anunciados o goleiro Jailson (Palmeiras), o lateral Pará (Santos), o zagueiro Maicon (Al-Nassr), os meias Filipe Machado (Grêmio), Pedro Castro (Botafogo), Fernando Neto (Vitória) e João Paulo (Atlético Goianiense) e o atacante Edu (Brusque).
A programação do clube prevê a apresentação oficial do elenco na semana que vem.
Mudança geral no departamento de futebol
O departamento de futebol do Cruzeiro está sendo amplamente reformulado por Ronaldo e sua equipe. Prova disso são as saídas já confirmadas de peças antes consideradas fundamentais pela antiga gestão. Na terça-feira (28), o clube anunciou as despedidas do técnico Vanderlei Luxemburgo, do diretor técnico Ricardo Rocha, do auxiliar Maurício Copertino, do preparador físico Antônio Mello e do fisiologista Emerson Silami. Foi confirmada também a demissão do coordenador das categorias de base, Gustavo Ferreira.
Segundo a cúpula do clube mineiro, a nova comissão será anunciada nos próximos dias. Em paralelo, outros desligamentos estão em curso.