O Cruzeiro iniciou a preparação para o jogo contra o Avaí em meio a mais uma crise dentro do clube nos últimos dias devido à greve de jogadores, que foi encerrada no domingo (17). Luxemburgo não poderá ficar no banco no jogo contra o time catarinense por causa do terceiro amarelo e terá que armar a sua equipe sem algumas peças que estavam indo bem na equipe titular.
O volante Adriano e o meia Giovanni, que também receberam o terceiro amarelo na última rodada, terão que cumprir suspensão automática como Luxemburgo, enquanto o atacante Wellington Nem ainda se recupera de lesão muscular e segue como dúvida. Em contrapartida, o centroavante Marcelo Moreno retornou da rodada das Eliminatórias Sul-Americanas e fica à disposição para ser relacionado, mesma situação do zagueiro Ramon, que cumpriu suspensão automática diante do Botafogo.
Em 12º lugar, com 39 pontos, 11 a menos que o Avaí, quarto colocado, o Cruzeiro tem chances remotas de conquistar o acesso do clube. Teria que vencer as oito partidas que ainda lhe restam e ainda torcer por alguns tropeços de equipes que estão em sua frente. De acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as chances da Raposa subir de divisão no futebol nacional é de 0,18%. Se vencer as oito partidas e chegar aos 63 pontos, a porcentagem de chances de acesso subiria para 96,5%.
Já em relação ao risco de rebaixamento é de 0,77%. Atualmente, o Cruzeiro tem oito pontos acima do primeiro time do Z4, no caso o Londrina, 17º colocado.
Cruzeiro e Avaí se enfrentarão na Ressacada, em Florianópolis, na próxima sexta-feira (22), às 21h30, duelo válido pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.