BELO HORIZONTE – O Cruzeiro tem novo compromisso marcado para esta quarta-feira. Às 21h30, o time celeste enfrentará o Fluminense, no Mineirão, em confronto válido pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em campo, o Cabuloso buscará o triunfo para manter um ótimo aproveitamento de 100% como mandante e, de quebra, alcançar o G-6 da tabela de classificação.
O Cabuloso chega para a 10ª rodada ocupando a 8ª colocação do Brasileirão com 14 pontos conquistados. Como mandante, o time celeste venceu as três partidas que disputou pela atual edição da competição – contra Botafogo, Vitória e Criciúma.
Para o jogo desta quarta-feira, o elenco celeste ganha um retorno especial. O atacante Rafael Bilu está recuperado da grave ruptura sofrida no tendão de Aquiles da perna esquerda há 1 ano. Bilu foi plenamente liberado para os treinos com o grupo nas últimas semanas e volta a ser convocado para uma partida do Cabuloso.
A equipe teve mais dois retornos importantes nesta semana. O atacante Arthur Gomes, que se recuperou de um edema muscular na coxa esquerda, retomou os treinamentos em campo nos últimos dias. Já o meio-campista Jhosefer se recuperou de uma entorse no tornozelo esquerdo. Ambos os atletas foram relacionados para o compromisso desta quarta-feira.
Sem atletas suspensos, o Cruzeiro terá uma baixa por ordem médica. O atacante Rafa Silva foi submetido a exames, nessa segunda-feira, que apontaram lesão muscular na coxa direita. O tratamento indicado para o caso é conservador, já iniciado no Departamento de Saúde e Performance do Cruzeiro.
O time celeste também não terá disponível o volante Lucas Romero para a partida contra o Fluminense. O atleta apresentou desgaste muscular na panturrilha esquerda e necessidade de mais dias para recuperação completa antes de retornar às partidas. Ele será reavaliado antes do próximo compromisso.
No departamento de saúde, segue também em recuperação o atacante Juan Dinenno, que passou por um procedimento cirúrgico na região do púbis.
O atacante Álvaro Barreal, em recuperação de um estiramento no ligamento colateral medial do joelho esquerdo, vem apresentando progresso em sua recuperação no departamento de saúde do clube.
Outra ausência é do meio-campista José Cifuentes. O atleta foi convocado pela Seleção do Equador e disputará a Copa América nos Estados Unidos durante os meses de junho e julho.
O meio-campista Mateus Vital, que se recupera de intervenção cirúrgica em seu ombro direito, foi liberado nesta semana para os treinamentos integrais com o grupo e se recondiciona para ficar à disposição do técnico Fernando Seabra.
NA HISTÓRIA: CRUZEIRO x FLUMINENSE
O Cruzeiro tem um retrospecto bastante equilibrado no confronto com o Fluminense. No passado, o Cruzeiro já enfrentou o Fluminense em momentos decisivos de competições nacionais. Em 1966, ano do título da Taça Brasil, que hoje faz parte do Campeonato Brasileiro, o time celeste encarou o Fluminense na semifinal.
Na partida de ida, Evaldo Cruz marcou o gol que garantiu a vantagem mínima para o Cabuloso no Mineirão. No jogo decisivo, no Maracanã, outra grande vitória do Cruzeiro, por 3 a 1, com gols marcados por Evaldo, duas vezes, e Dalmar. Com os dois triunfos, a equipe comandada por Airton Moreira avançou para a sua primeira final nacional, onde superaria o Santos de Pelé.
Atualmente, o Cruzeiro busca quebrar um tabu no confronto com o Fluminense. O último triunfo celeste aconteceu em agosto de 2018, quando o Cabuloso venceu por 2 a 1 no Mineirão. Desde então, foram oito duelos entre as equipes, sendo três empates e cinco vitórias do Fluminense.