O Cruzeiro receberá até o fim desta semana uma nova punição da Fifa e ficará impedido de registrar atletas até que pague algo em torno de R$ 7 milhões ao Defensor Sporting (URU), ainda pela contratação de Giorgian De Arrascaeta, em 2015.
Dias antes de receber o ato punitivo da entidade máxima do futebol por sua inadimplência, que, pela falta de recursos, não será findada, o novo departamento de futebol arriscou alto e apostou todas as fichas em contratações por atacado, de atletas emergentes ou em fim de carreira, para tentar o acesso à Série A.
Na parte intermediária da tabela de classificação na Série B do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro, que, na 13ª colocação, enfrentará o Guarani às 19h desta quarta-feira (30), anunciou a contratação de sete jogadores só nos últimos dias.
Chegaram para somar ao elenco os laterais Norberto e Jean Victor; os zagueiros Rhodolfo e Léo Santos, além dos atacantes Keké, Eduardo e Wellington Nem. Assim, o grupo à disposição de Mozart chegou a 40 atletas, o que também onera a folha salarial do clube, que sequer tem conseguido mantê-la em dia.
Em 2021, o Cruzeiro, mesmo em situação financeira complicada, contratou 19 atletas, quase dois times completos. O desespero por uma participação melhor na Série B do Brasileiro fez a diretoria gastar o que não tem para tentar o acesso.
Alguns dos jogadores, inclusive, sequer reúnem condições de jogo. Como o atacante Keké, por exemplo, lesionado, que terá que passar por cirurgia e só vai gerar custo aos cofres do clube a partir do momento em que ficar livre da lesão, o que está estimado para agosto ou setembro.
Contra o Guarani, não há perspectiva de o treinador aproveitar a maioria dos contratados. “Preciso entender o processo desses reforços. O Rhodolfo é muito difícil que consiga estrear, o Wellington Nem também não. O Jean [Victor] e Dudu, acredito que não também, porque eles iniciaram há três dias o processo de readaptação. Norberto já pode jogar, ele esteve no banco diante do Vasco, mas o jogo não pediu a estreia dele”, disse Mozart.
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Horário: 19h (de Brasília) desta quarta-feira (30)
Árbitro: Rafael Martins de Sá (RJ)
Transmissão: Premiere
GUILHERME PIU/FOLHAPRESS