UBERLÂNDIA – O Cruzeiro buscará sua primeira vitória no Campeonato Mineiro 2026. Nesta quarta-feira, o time celeste terá seu primeiro compromisso como visitante no ano e enfrentará o Tombense. O adversário da cidade de Tombos negociou o mando de campo para o estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia. O apito inicial da partida válida pela 2ª rodada será às 21h30.
A preparação cruzeirense para o confronto com o Tombense contou com três treinamentos na Toca da Raposa 2. Após a estreia contra o Pouso Alegre, os atletas trabalharam nas manhãs de domingo, segunda e terça. Após a atividade de terça, a delegação celeste realizou a viagem para Uberlândia no fim da tarde.
O grupo de atletas que não foi relacionado para o compromisso no Triângulo Mineiro segue com trabalhos de pré-temporada na Toca 2. Na terça-feira, houve dois períodos de treinamento. Já nesta quarta, os jogadores trabalharão no turno da tarde. Na quinta e na sexta, as atividades seguem também no período da tarde.
Para o compromisso da 2ª rodada, o Cruzeiro terá duas novidades em relação ao jogo do último sábado. O atacante Chico da Costa, uma das contratações realizadas na atual janela de transferências, teve seu nome registrado no BID da CBF e poderá realizar sua estreia com o manto azul. Já o atacante Arroyo, que vinha em trabalhos de pré-temporada nos últimos dias, foi relacionado e reforçará o Cruzeiro em Uberlândia.
Por outro lado, o time celeste teve duas baixas por ordem médica nesta semana. O meio-campista Matheus Henrique, que deixou o jogo contra o Pouso Alegre ainda no primeiro tempo, foi submetido a exames que diagnosticaram uma contratura muscular na panturrilha esquerda. O jovem meia Baptistella também passou por exames após sentir incômodo e teve detectado um estiramento no ligamento colateral medial do joelho esquerdo. Ambos os atletas já realizam os respectivos tratamentos com os profissionais de saúde do clube.
No Departamento de Saúde e Performance da Toca 2, o atacante Marquinhos, que sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, associada a lesão meniscal, cumpre etapa de tratamento. O goleiro Matheus Cunha, que sofreu uma entorse no joelho direito durante a pré-temporada, foi submetido a procedimento cirúrgico no menisco e cumpre a etapa de tratamento.
O atacante Néiser sentiu incômodo durante treinamento na última semana e teve diagnosticado um pequeno edema muscular na coxa esquerda. O atleta já realiza o tratamento com os profissionais de saúde do clube para ficar à disposição para a sequência do campeonato estadual.
O zagueiro Lucas Villalba, recuperando-se de uma lesão ligamentar no tornozelo esquerdo, e o atacante Sinisterra, que teve um edema muscular na coxa esquerda na última partida de 2025, iniciaram nesta semana uma etapa de trabalhos de pré-temporada com os profissionais da preparação física.
NA HISTÓRIA: CRUZEIRO x TOMBENSE
Confronto recente, Cruzeiro e Tombense têm pouco mais de dez anos de enfrentamentos. A primeira partida entre as equipes aconteceu em 2013, quando o time celeste derrotou a equipe de Tombos por 3 a 1 no Mineirão.
Desde então, outros 14 jogos foram disputados e o Cruzeiro tem um retrospecto favorável. Somente pelo Campeonato Mineiro, são 13 partidas ao todo, nas quais o Cabuloso soma oito vitórias, três empates e duas derrotas.
O time celeste também enfrentou o Tombense em duas oportunidades na Série B de 2022, quando empatou fora de casa e triunfou no Mineirão.
O duelo mais recente foi pelo Campeonato Mineiro do ano passado, quando o Cruzeiro abriu a competição vencendo o Tombense por 1 a 0. O gol da vitória celeste foi marcado pelo atacante Bolasie.
INGRESSOS
O Tombense será o mandante do jogo desta quarta-feira, mas o estádio Parque do Sabiá estará tomado pela Nação Azul do Triângulo Mineiro. Os ingressos estão sendo comercializados pelo grupo Metrópoles, organizador da partida.
CONFRONTO: Tombense x CRUZEIRO
DATA: 14/01/2026
HORÁRIO: 21h30
MOTIVO: Campeonato Mineiro – 2ª rodada
LOCAL: Parque do Sabiá, em Uberlândia
TRANSMISSÃO: Globo, GE TV e Premiere
>> RETROSPECTO: Cruzeiro x Tombense
15 jogos (9 vitórias, 4 empates e 2 derrotas)
24 gols marcados / 10 gols sofridos







