O Cruzeiro se preparou durante a semana e irá até o Rio de Janeiro para enfrentar o Vasco da Gama neste sábado. Pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, o time celeste buscará o triunfo fora de casa para manter-se na zona de classificação para competições sul-americanas. A partida está marcada para as 16h no estádio São Januário.
Na tabela de classificação, o Cruzeiro soma 18 pontos em 13 rodadas disputadas, ocupando a 12ª colocação neste momento. Como visitante, o time comandado pelo técnico Pepa segue com uma das melhores campanhas, sendo o 7º colocado no quesito, com nove pontos em seis partidas fora de casa.
A semana na Toca da Raposa 2 foi bastante movimentada. Na abertura da janela de inverno de transferências, o Cruzeiro anunciou a contratação de dois jogadores: o lateral-direito Helibelton Palacios e o atacante Paulo Vitor.
Helibelton Palacios, nascido em Santander de Quilichao, na Colômbia, chegou ao Cruzeiro após uma trajetória de três temporadas no futebol espanhol. O lateral de 30 anos também soma uma passagem pela Bélgica. No futebol colombiano, foi revelado pelo Deportivo Cali e se destacou também com a camisa do Atlético Nacional. Versátil, o defensor pode atuar tanto na ala direita quanto na zaga. Ele assinou vínculo definitivo com a Raposa, válido até dezembro de 2025.
Já o atacante Paulo Vitor, natural do Rio de Janeiro (RJ), chegou à Toca da Raposa após atuar pelo futebol português na última temporada. O atleta de 24 anos tinha seus direitos pertencentes ao Valladolid, da Espanha, e assina um vínculo definitivo com o Cruzeiro até junho de 2025. Antes de atuar na Europa, Paulo Vitor se destacou com a camisa do Vasco, onde foi revelado.
Os novos atletas do Cruzeiro trabalharam com o grupo durante toda a semana e são as novidades entre os convocados para o compromisso deste sábado no Rio de Janeiro. Além de Palacios e Paulo Vitor, o time celeste ganha o retorno do meio-campista Wallisson, recuperado de incômodo no joelho direito. O volante havia desfalcado a equipe no jogo contra o Internacional na rodada passada do Brasileirão.
O técnico Pepa terá também duas baixas por suspensão: o zagueiro Lucas Oliveira, que foi expulso no jogo contra o Internacional, e o lateral-esquerdo Marlon, que recebeu o terceiro cartão amarelo na partida.
No departamento médico, seguem em tratamento o meio-campista Daniel Jr, que sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda; o volante Ramiro, recuperando-se de uma ruptura do ligamento cruzado anterior e também uma lesão no menisco lateral do joelho direito; o lateral Wesley Gasolina, que também se recupera de lesões no joelho direito; e o atacante Rafael Bilu, que se recupera de uma ruptura no tendão de aquiles da perna esquerda.
NA HISTÓRIA: CRUZEIRO x VASCO
Um dos adversários mais antigos do Cruzeiro a nível nacional, o Vasco é também uma das equipes que mais enfrentou a Raposa ao longo da história. Já são 102 partidas ao todo, com superioridade cruzeirense no retrospecto. São 38 vitórias celestes, 32 vitórias vascaínas, além de 32 empates.
No Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro também tem a vantagem sobre o adversário carioca. São 61 partidas, considerando todas as eras da competição, com 23 vitórias celestes, 18 vitórias vascaínas e 20 empates. Pela competição nacional, a Raposa balançou as redes 90 vezes e sofreu 72 gols.
O primeiro registro de confronto entre Cruzeiro e Vasco da Gama ocorreu com um Palestra Itália ainda jovem. Em 1927, a Raposa tinha seis anos de existência e recebeu o Vasco para um amistoso no estádio do Barro Preto. O primeiro confronto entre os times terminou com empate por 1 a 1.
Ao longo das décadas, os clubes já protagonizaram grandes embates. Pelo Campeonato Brasileiro, decidiram a final da competição em 1974. Pela Copa do Brasil, das seis campanhas vitoriosas do Cruzeiro, em três delas – 1993, 1996 e 2003 – o Cruzeiro eliminou o Vasco durante as trajetórias rumo aos títulos.
O último duelo entre Cruzeiro e Vasco foi um jogo especial para toda a Nação Azul. Em 21 de setembro do ano passado, o Cruzeiro venceu com autoridade por 3 a 0, no Mineirão, e sacramentou seu retorno à Série A naquela partida. Os gols do time celeste foram marcados por Filipe Machado, Edu e Luvannor.
TORCIDA
O jogo deste sábado não contará com presença de público no São Januário devido à punição sofrida pelo time da casa por conta de incidentes em partida do Vasco no próprio estádio no dia 22 de junho.
CONFRONTO: Vasco x CRUZEIRO
DATA: 08/07/2023
HORÁRIO: 16h
MOTIVO: Campeonato Brasileiro – 14ª rodada
LOCAL: São Januário, no Rio de Janeiro
RETROSPECTO: Cruzeiro x Vasco
102 jogos (38 vitórias, 32 empates e 32 derrotas)
152 gols marcados / 126 gols sofridos