GOVERNADOR VALADARES – Uma organização criminosa investigada por homicídios e tráfico de drogas em Governador Valadares foi desmascarada por utilizar uma estratégia dupla: expulsar moradores de residenciais populares para ocupar seus imóveis, no bairro Vila dos Montes, e promover eventos sociais com o objetivo de conquistar a simpatia da população. Essa foi uma das principais descobertas da Operação Coroa de Barro, deflagrada nesta quarta-feira (9) pela Polícia Civil e Polícia Militar de Minas Gerais.
De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos atuavam de forma violenta para tomar posse das casas, ao mesmo tempo em que promoviam ações comunitárias para mascarar suas atividades ilícitas. A ofensiva policial resultou em 12 prisões e no cumprimento de 32 mandados de busca e apreensão.
A megaoperação conjunta da Polícia Civil e da Polícia Militar de Minas Gerais, batizada de Operação Coroa de Barro, é um desdobramento da Operação Coroa de Ferro, deflagrada em novembro do ano passado, e aprofunda as investigações sobre as ações do grupo criminoso.
Prisões e apreensões
Do total de detidos, seis tinham mandado de prisão e os outros seis foram autuados em flagrante. Dois pagaram fiança e foram liberados conforme previsto em lei. Os suspeitos devem responder por uma série de crimes, incluindo:
- Homicídio
- Tráfico de drogas
- Porte ilegal de arma de fogo
- Corrupção de menores
- Esbulho possessório (tomada de imóveis)
- Receptação
- Falsidade ideológica
Durante a operação, foram apreendidos:
- Duas armas de fogo e 64 munições
- Uma espada tipo samurai
- Porções de cocaína, crack e maconha
- Três rádios comunicadores
- Um notebook
- Um gerador de energia
- Mais de 20 celulares
- Cerca de R$ 1.500 em dinheiro
- Receituários médicos em branco, carimbados e assinados
- Uma motocicleta
Mobilização
A operação contou com o trabalho integrado de mais de 300 agentes das forças de segurança pública. Participaram policiais civis e militares, além de equipes da Coordenação de Recursos Especiais (Core), da Coordenação de Operações com Cães (COE), do Batalhão Rotam e apoio aéreo.
Após os procedimentos na Delegacia de Plantão, os presos foram encaminhados ao sistema prisional. As investigações continuam e novas fases da operação não estão descartadas.
Comments 1
Prender para que?
Quem duvida que algum juiz irá soltar esses seres que tanto contribuem pelo bem estar social?