Uma parceria entre o mercado da agropecuária, laticínios e universidades deu início a uma nova oportunidade para futuros e atuais profissionais da agronomia, veterinária e produtores rurais: está inaugurado, e já em funcionamento, o novo capril da região Leste de Minas Gerais.
A infraestrutura funciona na Fazenda Experimental da Univale, no campus II, e a produção de leite das cabras será enviada para a empresa Barbosa e Marques. Os caprinos serão cuidados pelos professores e estagiários dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária.
Outra proposta do capril é servir de vitrine e escola para os produtores da região. O planejamento da universidade é capacitar os caprinocultores em conjunto com o Senar — Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Além disso, a expectativa é que, em breve, o curso de Farmácia inicie a produção de cosméticos com o leite das cabras.
Sobre as cabras
Os 10 animais são considerados jovens. Desses, 4 estão em fase de gestação, e todos têm entre 12 e 18 meses. Para a escolha dos caprinos, foram avaliados critérios como a qualidade genética e lactação (produção de leite).
As cabras foram trazidas do Capril Triqueda, que fica na cidade de Coronel Pacheco (MG). Todo o trajeto foi acompanhado pela equipe da Univale e do capril fornecedor. Em menos de 24 horas no novo ambiente, os caprinos já dão sinais de adaptação, como tranquilidade e bom apetite.