Dados recentes apontam uma leve estabilização no número de casos e mortes
No dia 24 de março era confirmado o primeiro caso de Covid-19 em Valadares. Tratava-se de uma mulher de 66 anos. De lá pra cá já são 6.133 casos confirmados, 198 mortes, além de 5.749 pessoas recuperadas. Os números são desse domingo (30), e ainda faltam os dados do boletim epidemiológico desta segunda-feira (31), último dia do mês. Realmente os números recentes indicam uma leve estabilização na taxa de contágio e óbitos no município, o que significa uma ótima notícia para a rede pública de saúde, que passou perto de um colapso na ocupação de leitos de UTI, entre os meses de junho e julho. Confira um breve balanço de como foi o mês de agosto.
Desde o primeiro caso registrado em Governador Valadares (24 de março), pouco se sabia sobre o espectro clínico da Covid-19 e as formas de prevenção. O que se sabia, até então, era que idosos, pacientes que possuem doenças crônicas, fumantes, gestantes de alto risco pertenciam ao grupo de pessoas mais vulneráveis a doença (Grupo de Risco).
Foi criada a pela Organização Mundial da Saúde (OMS) uma etiqueta respiratória (cobrir o rosto quando for espirrar com o antebraço ou lenço descartável e não tocar olhos/nariz/boca com as mãos sujas) e higienização das mãos (lavagem frequente com água e sabão e/ou utilização de álcool em gel 70%) e a mais importante de todas: o uso de máscara como uma das medidas mais eficientes no combate a pandemia.
A prefeitura municipal também criou um canal de divulgação dos boletins epidemiológicos da cidade. Contudo, no início gerou muitas críticas nas redes sociais, devido a dificuldade de se entender os dados e pela falta de informações. Depois de algumas reformulações o boletim ficou melhor. Os dados eram coletados pela Secretaria Municipal de Saúde e Departamento de Vigilância em Saúde. Compare:
Agosto
Do dia 1º de agosto até o dia 30 foram confirmados 2.018 casos de coronavírus em Valadares e 49 mortes decorrentes da doença. No entanto, 17 mortes ainda estão sendo investigadas.
No mesmo período, 2.111 pessoas foram consideradas curadas da doença. No primeiro dia do mês, 365 casos estavam sob investigação, hoje são 213 casos. No início do mês, 261 pessoas estavam em isolamento domiciliar, hoje caiu para 142 em isolamento. No total de notificações foram 4.457 novas notificações. Destas, 2.591 foram concluídas. Compare:
Para a Secretaria de Saúde é possível perceber que houve uma redução de casos e óbitos confirmados a partir da 30ª (trigésima) semana epidemiológica (19/7 a 25/7).
A perspectiva é que, se mantidas as medidas de prevenção e distanciamento social, teremos uma retração no percentual de contaminação na pandemia causada pelo novo coronavírus na cidade.
Taxa de ocupação de leitos
De acordo com o boletim da Prefeitura, a taxa de ocupação dos leitos de UTI do Hospital Municipal e do Hospital Bom Samaritano é de 62,5%. Já a taxa de ocupação dos leitos nos hospitais particulares na cidade é atualmente de 76,9%. 30 pacientes estão internados na rede pública de saúde (SUS e Samaritano). Vale lembrar que Valadares também atende a macrorregião. De 30 pacientes internados, 19 pertencem a cidades vizinhas.
Minas Consciente
Desde o início do mês, Governador Valadares está inserido no programa Minas Consciente. Hoje se encontra na Onda Amarela, ou seja, uma flexibilização maior do comércio na cidade, podendo reabrir autoescolas, salões de beleza e bares.
A Secretaria Municipal de Governo informou que recebeu nesse fim de semana diversas denúncias relacionadas com o desrespeito ao isolamento social por parte de bares, quadras e demais estabelecimentos que serão autuados, com abertura de processo administrativo para geração de multas.
De acordo com a Prefeitura, em caso de reincidência os locais serão interditados.