Covid-19: Valadares bate recorde de casos em uma semana e amplia leitos de UTI

Recorde de casos confirmados, cumprimento de decretos, ampliação de leitos de UTI, pacientes curados, lockdown em cidades do interior. Confira como foi a semana em Valadares e região

GOVERNADOR VALADARES – De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgado às 18 horas de sábado (27), Governador Valadares tem 1.051 casos confirmados de Covid-19. Há uma semana o número de casos era de 661, um salto de 390 casos. O número de mortes também aumentou.

Em relação ao número de mortes, Valadares chegou a 45 confirmações no sábado (26), o maior dado do leste de Minas. As últimas mortes confirmadas na cidade foram de um jovem entre 20 e 29 anos e duas mulheres, uma com idade entre 60 e 69 anos e outra de 70 a 79 anos. De acordo com a SMS, todos tinham comorbidades.

Conforme o último levantamento epidemiológico de casos confirmados em Valadares, os bairros que concentram os maiores números de pessoas infectadas pela Covid-19 são o Centro (73), Santa Rita(72) e Grã-Duquesa (40).

Recuperados

Mais da metade dos casos em Valadares são de pessoas curadas da doença. De 1.051 casos, 584 pessoas já se recuperaram e 376 estão em isolamento domiciliar.

Taxa de ocupação de leitos

Em relação às pessoas internadas em leitos de UTI no Hospital Municipal de Governador Valadares (HMGV) e no Hospital Bom Samaritano, a taxa chega a 65,7%, com 23 pessoas internadas. Doze pacientes são de Valadares e 11 são de cidades vizinhas. Nos hospitais da rede particular, a ocupação de leitos está esgotada, com 100% de ocupação.

Novos leitos disponíveis

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 15ª Promotoria de Justiça da comarca de Governador Valadares (MG), atuando em conjunto com o município, a Secretaria Municipal de Saúde e a Superintendência Regional de Saúde, conseguiu implantar 30 novos leitos de UTI exclusivos para tratamento contra a Covid-19 no Hospital Municipal. Até então, o hospital possuía apenas oito leitos de UTI para os pacientes em geral. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (25).

 São 30 novos leitos no Hospital Municipal e 18 no Hospital Samaritano

Além disso, segundo o MPMG, foi possível implantar mais 18 leitos de UTI exclusivos para pacientes do SUS, no Hospital Samaritano, no bairro Vila Isa. Portanto, o município dispõe hoje de 48 leitos de UTI para atuar contra a Covid 19.

Coronavírus na região

As quatro principais cidades do Vale do Aço também registraram aumento no número de casos. Os dados são das prefeituras de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso. A última atualização de dados é de sexta-feira (26).

A Prefeitura de Ipatinga chegou à marca de 1.675 pacientes infectados com o novo coronavírus, com 35 mortes. O município tem a maior taxa de testagem rápida da região.

Segundo a Prefeitura de Coronel Fabriciano, a cidade tem 506 infectados, dos quais 10 estão internados, 94 em isolamento domiciliar e 398 recuperados. Timóteo tem 213 casos confirmados. Desse total, 90 pacientes estão curados, nove internados, 109 cumprem isolamento domiciliar e cinco morreram, conforme a Prefeitura.

Santana do Paraíso tem 411 casos confirmados. Desse total, 229 estão curados, 18 internados, 153 cumprem isolamento domiciliar e 11 morreram.

Decretos e fiscalização

Três cidades do leste de Minas decretaram lockdown nesta semana: São Félix de Minas, Itabirinha e Divino das Laranjeiras. A decisão foi tomada após reunião de prefeitos das 12 cidades que compõem a Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas (Assoleste).

Em resumo, nas três cidades, a circulação de pessoas ficara vedada, a não ser em casos de entregas de mercadorias, atendimentos em serviços de saúde, trabalho em atividades essenciais e saques e depósitos bancários. O uso da máscara é obrigatório em todos os locais. Haverá multa para quem descumprir as medidas.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou que a PM passará a atuar na fiscalização ao cumprimento das medidas preventivas à Covid-19. De acordo com o pronunciamento feito no dia 24, a ação é uma medida do governo estadual para ajudar a preservar a saúde dos mineiros. 

Em Governador Valadares, os policiais militares estarão intensificando esta orientação de prevenção ao Covid-19 através de áudio e com abordagens visando à conscientização das pessoas.

A fiscalização repressiva quanto ao uso da máscara e em relação às aglomerações se dará nas localidades e situações em que não haja a fiscalização primária da Prefeitura, e será pautada pelo bom senso. Caso necessário, será feito o Registro de Eventos de Defesa Social (REDS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM