Devido a situação crítica, Prefeitura de Valadares oficializou solicitação de providências junto ao Governo do Estado
Com a capacidade de atendimento em leitos de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19 pelo SUS esgotada, a Prefeitura de Valadares informou no começo da noite de ontem (12), a oficialização de solicitação de providências junto ao Governo do Estado. Objetivo é agilizar a transferência dos pacientes graves que estão inseridos do SUSFácilMG e também procedentes de outras cidades, para hospitais de outras macrorregiões que tenham vagas disponíveis em leitos de UTI exclusivos para Covid-19.
Na última sexta-feira (11), a Secretaria Municipal de Saúde emitiu um comunicado dizendo que três leitos exclusivos para tratamento da Covid-19 foram interditados devido a uma infiltração provocada pelas fortes chuvas dos últimos dias. Um dia depois, foi informado que o número de leitos interditados temporariamente caiu de três para dois. A taxa de ocupação em leitos de UTI nos hospitais particulares de Valadares permanece em 100%, enquanto no SUS o número é de 96,6%.
Dezembro já registrou 36 mortes
No boletim epidemiológico também divulgado ontem, o número de mortes pela Covid-19 na cidade chegou a 389. Só neste mês de dezembro foram registradas 36 mortes. O número de casos confirmados da doença de acordo com o boletim é de 11.385, sendo que 10.650 pessoas já se recuperaram, 47 estão internados em ala, 43 continuam internados em UTI, além de 256 em isolamento domiciliar.
No mesmo boletim ainda registra a existência de 416 casos suspeitos em investigação, com 337 em isolamento domiciliar (casos leves sem indicação de realizar exame conforme Ministério da Saúde), 27 internados em ala, 12 internados em UTI, além de 40 óbitos que estão sendo investigados.
Valadares é a sexta cidade com mais registros de casos
No painel de monitoramento de casos de Covid-19 que está disponível no site oficial da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Governador Valadares é a sexta cidade com mais registros de casos confirmados, de acordo com a última atualização do painel realizada no sábado. Belo Horizonte é a cidade que lidera o número de casos confirmados (57.330), seguido por Uberlândia (39.891), Montes Claros (13.460), Ipatinga (12.511) e Contagem (11.973).
Ainda no painel de monitoramento da SES-MG, consta que o número total de casos confirmados em Minas Gerais é de 464.545. Já o número de mortes é de 10.645.