Corpus Christi será comemorado na quinta-feira com missas nas paróquias de Valadares

Ainda devido ao reflexo da pandemia, o bispo Dom Félix indicou que não haverá a Procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas das paróquias

Na quinta-feira (3) será comemorado o Corpus Christi, celebração que foi instituída pelo papa Urbano IV, em 8 de setembro de 1264, para celebrar a eucaristia, um dos sacramentos da Igreja Católica, sempre comemorada na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, 60 dias após a Páscoa. De acordo com o bispo Dom Félix, devido à pandemia, não haverá a Procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas, mas haverá missas com mais de um horário nas paróquias de Valadares, seguindo os cuidados necessários.

O bispo Dom Félix conta que o Corpus Christi é uma comemoração que faz parte do calendário da Igreja Católica, e sua criação remonta ao século XIII. Ele explica o significado da data para os fiéis católicos: “Na Festa de Corpus Christi, celebra-se uma das verdades de fé mais importantes do catolicismo: o Sacramento da Eucaristia. ‘Corpus Christi’ é uma expressão originária do latim e significa ‘Corpo de Cristo’. Desse modo, o nome escolhido para essa comemoração já sugere o seu significado: uma homenagem à Eucaristia. Esse sacramento da Igreja Católica é celebrado como uma forma de fazer memória da morte e ressurreição de Jesus Cristo. Nesse Sacramento, o pão consagrado é o corpo de Cristo, isto é, a pessoa de Cristo; e o vinho consagrado é o sangue de Cristo, isto é, o Sacrifício de Cristo na Cruz que foi oferecido por nós, uma única vez, em vista do perdão dos nossos pecados e para nossa salvação.”

O bispo ainda revela que, devido à pandemia, as comemorações na quinta-feira acontecerão com missas nas paróquias seguindo os protocolos de segurança, mas não terá a Procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas. “Neste ano, por conta da pandemia e dos cuidados necessários para evitar o contágio com o coronavírus, haverá mais de uma missa nas paróquias, mas não haverá a costumeira Procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas de cada paróquia; quando muito, será dada a Bênção com o Santíssimo Sacramento em alguns lugares especiais, tais como: em frente a hospitais, asilos, postos de saúde, capelas das comunidades etc.”

Por não ter Procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas, a tradicional ornamentação nas ruas com os tapetes que são feitos pelos fiéis das paróquias não será realizada. Apesar disso, o secretário da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes informou que os fiéis farão um tapete no pátio até a entrada da paróquia, a pedido do padre, mesma situação que acontecerá nas comunidades São Geraldo (bairro São Geraldo), Mãe de Deus (bairro Mãe de Deus), Maria Madalena e Bom Pastor (bairro Santo Antônio)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM