GOVERNADOR VALADARES – Os veteranos da Medicina já voltaram às aulas na UNIVALE, enquanto os demais alunos ainda aproveitam as férias. Para os professores da instituição, no entanto, o ano letivo de 2024 já começou, com a 8ª edição do Workshop Experience. Ao longo da semana, entre os dias 5 e 9 (de segunda a sexta-feira), o corpo docente participa de diversas oficinas, para atualizar os conhecimentos pedagógicos e melhorar o processo de ensino e aprendizado em sala de aula.
O Workshop Experience é idealizado pela Pró-reitoria Acadêmica da universidade, e organizado pelo Setor de Gestão Pedagógica (Gepe). Na abertura da semana, a primeira oficina discutiu a aprendizagem por competências e processos avaliativos. Outros temas do Workshop Experience incluem orientações para obter aprovação de projetos de pesquisa, atividades com os coordenadores dos cursos, seminário do mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT), e o Prêmio Inovação, que reconhece as atividades mais impactantes desenvolvidas na UNIVALE.
A coordenadora do Gepe, professora Viviane Carvalho, destaca que Workshop Experience é um momento de aprendizagem, mas também de reencontro para o corpo docente. Sobre o tema de abertura da semana, a professora explica que a educação baseada em competências é a capacidade de desenvolver efetivamente um trabalho com o uso de conhecimentos e habilidades específicas, bem como atributos que facilitam a resolução de situações e problemas.
“Neste ano, abrimos a formação pedagógica trabalhando o tema da aprendizagem por competências, por entender a necessidade de que o professor desenvolva com os estudantes esse tipo de atividade em sala de aula. Ao desenvolver esse saber, o professor vai realizar os trabalhos de sala com mais tranquilidade e com alunos motivados a aprender. Aprender para o mercado, para melhorar as notas de avaliação dos cursos, e para serem pessoas transformadas ao sair da universidade”, disse Viviane.
Presente à capacitação, o coordenador do curso de Engenharia Civil e Ambiental da UNIVALE, Hernani Santana, salienta que as oficinas são momentos importantes para aprofundar a formação dos professores da universidade. “Essa é uma atenção que a gestão superior dá para o corpo docente, dando sequência à formação continuada dos professores. Esse é um start, para começar com chave de ouro este novo semestre”, declarou Hernani.