Cão de faro valadarense auxilia na missão
Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) ajudou a encontrar os corpos de três vítimas das fortes chuvas em Petrópolis (RJ). Ao todo, 14 militares e dois cães de faro, sendo um deles valadarense, estiveram presentes na missão.
De acordo com o comandante da missão mineira, Coronel Ferreira, o auxilio dos cães foi essencial para os trabalhos que estão sendo feitos. “Com a ajuda dos cães, chegamos a identificar oito pontos de interesse (ou locais em que pode haver vítimas). No entanto depois de escavar e procurar com uso de ferramentas especializadas, identificamos três vítimas”.
As buscas pelas vítimas com a equipe do Coronel seguem por cerca de 12 a 14 horas por dia, somente enquanto há luz pela região. Os militares devem parar apenas em alertas de evacuação, o que ocorre em caso de chuvas mais fortes, que podem causar mais deslizamentos no terreno já instável.
Dessa forma, na rotina na área operacional Alpha II, Morro da Oficina, os bombeiros usam ferramentas especiais como bomba de água suja, marteletes rompedores, escoras especiais, aparelhos para levantar escombros e detector de vida sísmico.
Continuidade
Aliás a equipe mineira espera poder dar mais respostas a várias famílias do Rio de Janeiro nos próximos dias. É ressaltado que, caso o Corpo de Bombeiros precise de mais ajuda, será acionada outra equipe. “Estamos no quarto dia de operação e vamos seguir até a próxima quinta-feira (24), numa jornada padrão das Forças de Segurança. Mas se o CBMRJ precisar de mais ajuda, poderá contar com os militares mineiros”.
O coronel destaca, ainda, que a ajuda a Petrópolis não desfalca o Corpo de Bombeiros e o estado de Minas Gerais, que também tem sofrido com enchentes e deslizamentos provocados pelas chuvas.
Fonte: Agência Minas Gerais