Ficam mantidas as vistorias e eliminação de focos em lotes vagos, praças e estabelecimentos abertos
A Prefeitura de Valadares, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), informa que desde o dia 19 estão suspensas a visitas domiciliares para combate ao Aedes aegypti. No entanto, ficam mantidas as vistorias e eliminação de focos em lotes vagos, praças e estabelecimentos abertos.
A medida é por questões de segurança e saúde dos agentes de endemias, profissionais e comunidade, devido aos riscos relacionados ao coronavírus.
O trabalho de borrifação de bomba costal (UBV) também continua sendo feito nos locais onde o último LIRAa, realizado em janeiro deste ano, apontou alto índice de infestação do Aedes aegypti e também em locais com casos suspeitos de arboviroses, segundo os boletins emitidos pelo setor de Epidemiologia.
Serão mantidos, ainda, os trabalhos de vistoria e borrifações em pontos estratégicos, como borracharias, empresas de grande porte e órgãos públicos com pátio extenso, por exemplo.
A coleta e exame de leishmaniose visceral (LVC) canina também continuam sendo feitos mediante agendamento prévio pelos telefones (33) 3273-1014 ou 3271-7381, além de recolhimento de animais com exame positivo para LVC pela carrocinha e denúncias por telefone.
Destacamos que a medida dá segurança aos servidores e serviços públicos, pois estão dentro das atividades essenciais consideradas indispensáveis ao atendimento das necessidades da população que não podem esperar o fim da pandemia, conforme Decreto Presidencial Nº 10.282, de 20 de março de 2020.
Comments 1